A Cardiologista constatou arritmia maligna.A minha HVE é hereditária.Na ressonância o resultado foi,

3 respostas
A Cardiologista constatou arritmia maligna.A minha HVE é hereditária.Na ressonância o resultado foi, Hipertrofia assimétrica das paredes anterosseptal e septal do ventrículo esquerdo no segmento basal, medindo na sua maior espessura 16,2mm.Tem como reverter o ventrículo? Tenho 54, treino muay thai
Dra. Mirian Miranda
Cardiologista
Belo Horizonte
Olá, o que você tem chama-se Cardiomiopatia Hipertrófica: que é esse espessamento das paredes do coração de forma assimétrica e que pode causar obstrução na via de saída do ventrículo esquerdo e arritmias malignas. Se já foi constatada a arritmia, meu conselho é parar com a atividade física imediatamente e retornar na sua cardiologista o mais rápido possível para reavaliar seu tratamento. Deve-se pensar em cirurgia: Miomectomia ou Alcoolização do septo, para reduzir o tamanho da musculatura do ventrículo esquerdo e assim a obstrução dinâmica da sua via de saída - caso exista, e também pensar seriamente em implantar um cardiodesfibrilador para reduzir o risco de morte súbita. Além do tratamento medicamentoso. Cuide-se e coloco-me a disposição. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Rodrigo Ribeiro de Souza
Cirurgião cardiovascular
Campina Grande Do Sul
Seu caso é muito provavelmente cirúrgico. A cirurgia hoje é feita por vídeotoracoscopia, sem necessidade de abertura do tórax. Poucos serviços, o nosso incluído, o fazem. A alcoolização tem resultados ruins. Sugiro suspender as atividades físicas de imediato e procurar uma equipe cirúrgica que faça o procedimento minimamente invasivo. Correndo tudo bem em 1 semana retorna as atividades normais. A disposição!
Dr. Ricardo Contesini Francisco
Cardiologista, Médico clínico geral
São Paulo
Olá. A miocardiopatia hipertrofica é a principal causa de arritmias malignas em atletas. No seu caso com um septo de 16,4 deveríamos avaliar outras medidas como: gradiente e tamanho do ventrículo. É super importante definir qual tipo de hipertrofica é a sua. se for tipo yamagushi ou apocal, vc poderá fazer algum tipo de exercício. No entanto, o treinamento seria contra indicado. Aconselho ir conversar com seu cardiologista ou procurar um cardiologista do Esporte. Boa sorte

Especialistas

Liliana Valadares

Liliana Valadares

Cardiologista

Salvador

Gustavo Henrique Bregagnollo

Gustavo Henrique Bregagnollo

Cardiologista, Internista

Florianópolis

Ivna Girard Cunha Vieira Lima

Ivna Girard Cunha Vieira Lima

Cardiologista

Santo André

Laís Mesquita Alves

Laís Mesquita Alves

Cardiologista

Passos

Fernando Peterle Silva

Fernando Peterle Silva

Cardiologista, Especialista em clínica médica

Vitória

Leonardo Celeste Mangili

Leonardo Celeste Mangili

Cardiologista

Maringá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 127 perguntas sobre Hipertrofia Ventricular Esquerda
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.