A combinação de Depakote mais Desvenlafaxina é uma boa opção para o tratamento de transtorno de pers

3 respostas
A combinação de Depakote mais Desvenlafaxina é uma boa opção para o tratamento de transtorno de personalidade Borderline?
Ainda temos poucos estudos consistentes para tratamento desse transtorno quando comparamos com outros problemas de saúde mental, por exemplo esquizofrenia, transtorno bipolar, entre outros. Mas das evidências disponíveis pode ser uma boa opção a combinação de estabilizadores do humor e antidepressivos, como esses mencionados. Necessário considerar também que o Psiquiatra pode ter prescrito essa combinação tendo como alvo outros transtornos comuns em pacientes com personalidade Borderline, como transtorno bipolar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Christina Fornazari
Psiquiatra
São Paulo
Boa noite. O tratamento medicamentoso do transtorno de personalidade borderline inclui os antidepressivos e os estabilizadores do humor, agindo também na impulsividade. A desvenlafaxina e o depakote (divalproato de sódio) se enquadram nessas classes de medicações. Porém, cada paciente tem um metabolismo diferente e pode reagir melhor ou pior às medicações. Além disso, deve-se lembrar que a prescrição medicamentosa para pacientes com esse diagnóstico é apenas adjuvante. O que tem impacto maior sobre os sintomas é a psicoeducação do paciente e família e psicoterapia. Espero ter ajudado!
Nao existe um protocolo de tratamento definido para o se chama hoje de transtorno de personalidade borderline. No CID-10 esta classificado como T. Personalidade emocionalmente instável. Em geral, a melhor opção de tratamento é psicoterapia de longa data. O tratamento farmacológico é direcionado para alivio de sintomas específicos como variações de humor , anedonia, impulsividade e vazio interior. Para estes descritos , a desvenlafaxina e ac. valproico pode trazer conforto e melhora da qualidade de vida do paciente. Ter em mente que efeitos colaterais das medicações podem em alguns casos piorar o quadro: ex: antidepressivo piorando impulsividade e comportamento de risco, estabilizador de humor levando a sensação de apatia. Por isso, uma vez que a escolha de uso de farmacos foi feita, o acompanhamento regular se faz necessário.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 839 perguntas sobre Depakote
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.