A convivência com minha mãe sempre foi horrível.Ela nunca foi uma boa mãe,nunca foi amorosa,e sempre

11 respostas
A convivência com minha mãe sempre foi horrível.Ela nunca foi uma boa mãe,nunca foi amorosa,e sempre jogou na minha cara que ela me sustenta,e isso basta.Depois que ela descobriu um câncer,tudo se tornou pior.Ela usa a doença pra se vitimizar,não se responsabiliza por nada.Não sei mais o que fazer?
Você não pode mudar a sua mãe, mas pode tentar mudar a forma como você encara as atitudes dela. Imagino que deva ser difícil para você ter que lidar com uma situação como essa. Sugiro que procure uma ajuda para você através da psicoterapia, pois assim é possível que você se conheça melhor, entenda os seus sentimentos e como lidar com eles de uma forma que não lhe traga prejuízos. Espero ter ajudado. Um abraço.

Olá! Psicoterapia é uma opção para quem está disposto (a) a entender as bases da percepção que, por sua vez, resulta em experiências. Se você entende o que sustenta sua percepção, você pode interferir também nas suas experiências. Seja bem vinda!
A terapia familiar vai trabalhar a relação de vocês e os padrões de comunicaçao disfuncionais, trazendo idéias e construções mais funcionais para essa relação. A ajuda será para o sistema famíliar mãe e filha ou até mesmo com a participação de outros membros da familia.
É importante perceber que além da relação difícil de vocês, que tem a ver com uma série de outros fatores da história familiar, hoje existe um momento especialmente difícil do ciclo vital que é lidar com a doença (cancer) e é natural que não estejam dando conta sozinhas. Por isso a importância de um psicólogo, seja familiar ou individual.
Se a sua mãe estiver disponivel para esse tipo de cuidado vai ser muito bom, se não estiver, você pode buscar uma terapia individual para trabalhar os seus 50% de responsabilidade nessa relação. Também é uma ajuda muito bem vinda.
Olá amigo (a)!
Talvez você não tenha tomado consciência ainda de que, do seu ponto de vista, você é a pessoa mais importante do mundo. Portanto, cabe a você cuidar de você. Viemos ao mundo atreves dos nossos pais, mas não somos propriedades deles. Somos, como eles, pessoas, nada mais. É claro que a mãe é uma pessoa especial na nossa vida, e como tal, oferecemos o destaque de primeira no nosso amor, todavia, precedido do amor próprio, que cada um deve ter por si. Recomendo, que procure um psicólogo, pois o mesmo poderá te ajudar nesse processo de amar-se em primeiro lugar, não deixando que ninguém interfira nesse processo, nem mesmo a sua mãe. Coloco-me à disposição. Um abraço!
Olá! Acredite, através da psicoterapia você conseguirá entender melhor toda essa relação conturbada e até mesmo destrutiva que existe entre vocês. Você passará a entender os porquês....e consequentemente aprenderá a se conhecer, a se respeitar e mudar certos padrões de comportamento que vêm mantendo.
Acho importante te alertar em relação ao comprometimento na saúde de sua mãe. É normal que ela fique mais reativa, agressiva, em especial com as pessoas que são mais próximas. Ao receber o diagnóstico com certeza ela sentiu seu mundo desmoronar e não está sabendo lidar com essa questão. Acredite, sua mãe está vivendo num turbilhão, completamente insegura e com muito medo, mesmo que ela não verbalize. Tente se aproximar, conversar sobre esse momento tão delicado mas que poderá levá-la a ressignificar sua vida num todo. Não exite em procurar ajuda, vc se sentirá fortalecida.
Estou à disposição e espero ter ajudado.
Fique bem.
Grande abraço
Bom dia! Situações como esta costumam trazer sofrimento. A psicoterapia pode acolher suas dificuldades no relacionamento com sua mãe e contribuir com novos posicionamentos e talvez, outras formas de compreensão. Não deixe de procurar este acompanhamento. Questões mal resolvidas com nossas mães, no caso, se não trabalhadas, podem ser carregadas para o resto da vida, podendo inclusive te prejudicar em outras áreas da sua vida (profissional, amorosa, nas relações interpessoais). Espero ter contribuído com suas dúvidas, ficando à disposição para o que precisar. Forte abraço!
Olá , a psicoterapia individual pode lhe ajudar a buscar novas formas de se relacionar com sua mãe, assim como compreender todo esse processo relacional e o significado para você. Já a terapia familia atua com os membros no mesmo momento , fazendo com que todos reflitam sobre os conflitos existentes , para que com isso ocorram mudanças significativas no sistema familiar.

Espero ter ajudado !!!
A relação afetiva é uma construção que depende desses dois que que sejam conviver juntos. Contudo, a vida social depende também como cada um lida com suas emoções, verdades e valores.
Infelizmente não somos educados para o autoconhecimento e para a felicidade a partir do amor próprio.
O autoconhecimento nos ajuda a diferenciar aquilo que podemos mudar daquilo que não podemos, aquilo que nos cabe e daquilo que não nos cabe, além disso nos ajuda a reconhecer o que nos interessa é o que não queremos investir tempo. Isso ajuda a nos defender, abrindo mão daquilo que nos faz mal.
Creio que, no seu caso, te ajudaria a reconhecer o que realmente queres fazer com essa situação. A dor do outro só pode ser curada por ela mesma. Cada um deve sofrer apenas a sua dor, sem perder a compaixão pelo outro. Confia na tua solidariedade e amor pela mãe, mas reconheça tua independência saudável. Sem ela não haverá como conviver. Um forte abraço.
Como psicóloga e especialista em terapia familiar, creio que seria importante buscar um psicólogo que esteja na linha da terapia familiar, pois, essa visão sistêmica poderá trabalhar essa dificuldade relacional e se a sua mãe tiver interesse, é possível fazer terapia familiar para que vcs duas possam ser ouvidas por um profissional que esteja melhor preparado para lidar com questões familiares. De toda forma, mesmo que vc acabe optando por fazer sessões individuais, um psicólogo sistêmico familiar poderá compreender essas dificuldades relacionais e de comunicação, tendo em vista o seu aprofundamento em família...
oi querida! eu entendo como é sofrido uma relação disfunção com a família, principalmente com a mãe que é uma rede de apoio. Nessas situações indico urgentemente que você inicie a psicoterapia individual, para que você tenha a oportunidade de se deparar com os mitos familiares que a cercam, viver sem culpa e encontrar paz nessa relação.
Olá, sugiro que busque auxilio de Psicologo, para que possam juntos buscar uma maneira mais saudável para você de estar nessa relação. E, caso sua mãe concordasse a psicoterapia familiar também poderia ajudar. Um Abraço!