Terapia familiar - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - terapia familiar

Encontre um especialista na sua cidade:

Perguntas sobre Terapia familiar

Nossos especialistas responderam a 22 perguntas sobre Terapia familiar

Por 11 anos os seus pais deixaram você dormir na cama deles. Porque parece que seus pais eram super apegados a você ao ponto de deixar que você acredite que não pode dormir sozinha? Será que…
23 respostas


Olá! Recomendo que ambas façam psicoterapia/análise e caso você não consiga convencer a sua mãe a fazer pelo menos faça por você, para que possa trabalhar suas questões individualmente e se separar…
10 respostas


Primeiro que deve ser perguntado: qual sua relação com o ocorrido? Participa do ambiente familiar?
Uma segunda questão é porque a existência desse "visitante" lhe atinge? será…
10 respostas

Especialistas falam sobre Terapia Familiar

Tratamento em que se propõe atender ao mesmo tempo pais, filhos e até avós e tios. Do ponto de vista da comunicação, a família sintomática perde-se em críticas, acusações, silêncios, duplas mensagens: há muita dificuldade em colocar-se no lugar do outro e rigidez em tentar novas formas de resolver problemas. Do ponto de vista de estrutura, os papéis são mal definidos, com filhos desempenhando papéis paternos e pais formando alianças com filhos, excluindo o outro membro do casal. Do ponto de vista dinâmico, há, em muitos casos, dificuldade em assumir a função de pais, com suas responsabilidades e limites, bem como dificuldade em estabelecer objetivos familiares e organizar-se para atingi-los.

Betânia Tassis

Psicólogo, Psicanalista, Sexólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Profissional especializada em Psicologia com larga experiência na orientação de casais, orientação vocacional e apoio psicológico nas seguintes áreas: pensamentos acelerados, stress, os porquês da felicidade, comportamento corporativo e com equipe especializada em coaching Life Professional. "Na complexidade das diversas demandas trazidas pela pessoa, o diferencial sugere estar na forma do acolhimento do profissional de psicologia diante das angustias ali apresentadas." .

Joana José Alves

Psicólogo, Terapeuta complementar

Barueri

Agendar uma visita

Terapia Familiar- Abordagem terapêutica que visa modificar as interações entre os membros da família, de forma a melhorar o funcionamento individual. A técnica incentiva a competência da própria família, ativando a participação dos membros na resolução dos seus problemas. Indicações: Dificuldade em lidar com mudanças (nascimento de filhos,mortes, divórcios, casamentos, etc.),de relacionamento,de comunicação e adoecimento de membros ou grupo familiar. Vantagens: Proporciona a cada parte da família expor suas percepções e sentimentos, ser ouvido e ouvir as percepções e sentimentos dos outros membros, mobilizando todo o sistema familiar. Modo de Atendimento: Individual, casal ou familiar.

A família funciona seguindo certa homeostase, assim cada membro tem o seu papel muito enraizado ali, sendo comum exemplos de um "depositário", alguém que é "tudo que deu errado na família". A psicanálise familiar visa movimentar esses papéis e gerar reflexões sobre o papel de cada um ali, as identificações e dinâmica. A família é tratada como um paciente, não cada membro separado. São comuns problemáticas baseadas em segredos familiares, chegada de filhos, adolescência e quando os filhos saem de casa. Cada família é tratada como um todo individual e particular.

Mariana Pavani

Psicanalista, Psicólogo

Campinas

Quais profissionais realizam Terapia familiar?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.