A depressão tende a acometer pessoas mais inteligentes?

9 respostas
A depressão tende a acometer pessoas mais inteligentes?
Pessoas muito inteligentes? De que inteligência estamos falando? Não se trata de saber operar inteligentemente. A angústia que está por trás dos sintomas é inconsciente, não temos acesso. Afinal, "Penso onde não sou, logo sou onde não penso".

Há pesquisas que indicam que alunos universitários, portanto, mais inteligentes, comparando com os que não estudam. Tendem a cometerem mais suicídios. Pois, nesse grupo, foi detectado que essas pessoas exigem mais, por serem mais críticas. Sabemos que pessoas que suicidam, já pensaram alguma vez no assunto. Portanto, caso isso esteja acontecendo com você, sugiro que procure o mais rápido possível ajuda de um psicólogo, que fará uma boa avaliação e caso detecte a necessidade de você tomar alguma medicação o encaminhará a área médica.
Espero ter ajudado!
Não. Não há tendência de a depressão acometer pessoas baseadas no seu QI. A depressão é um transtorno psiquiátrico de causa multifatorial, mas sem dúvida inteligência não está entre esses fatores.
A depressão pode ter ser ocasionado por diversos fatores, por isso é considerada multifatorial, incluindo questões biológicas a ambientais. Entretanto, não se tem um elo de causalidade definido especificamente para conectar a depressão a nível de inteligência, até porque como já foi colocado por outro colega, a inteligência não tem um conceito único, fala-se de múltiplas inteligências, nesse sentido, sobre qual inteligência se falaria para tratar de depressão? Percebe!
Talvez possamos falar da inteligência, como o uso do nosso cérebro mais racional, o qual está disponível para todos nós seres humanos, para pensar em como lidamos com os sinais e sintomas da depressão, quando acometidos por ela, sendo essa a proposta da terapia cognitiva-comportamental.
Olá. O transtorno psiquiátrico de depressão acomete a qualquer pessoa, independente de raça, classe social, ou grau de inteligência
O sintoma de depressão pode acompanhar outros transtornos
O mais importante é o diagnóstico bem feito e a orientação realizada de maneira clara por um profissional habilitado
O sintoma, depressão, pode acometer qualquer sujeito em qualquer classe social, em qualquer nível intelectual. Se existe uma generalidade para as pessoas que são atingidas pela depressão, a sua causa é extremamente singular. Nesse sentido, o tratamento psicanalítico pode ser fundamental, pois possibilitará não só sair desse estado depressivo como também rever sua posição diante da vida.
A depressão não escolhe o grau de inteligencia do portador, entretanto, pessoas com tendencia a introspecção parecem ser mais acometidos pela doença.
A depressão é uma doença, independente de inteligência, sexo, cor, grau de instrução... Ela pode afetar qualquer um. A genética tem grande influência, mas mudanças de hábitos também ajudam na melhoria da mesma, quando em grau mais brando.
Como disse o Dr. Jatyr, existe correlação entre nível de estudo e índice de suicídio.
Eu tenho uma impressão semelhante a esta, que talvez esteja por trás de sua pergunta. Sobre as pessoas muito racionais, que desenvolvem demasiadamente o intelecto, porém, isto, às custas de um distanciamento emocional e uma certa desconexão com seu universo interior; Penso que este padrão de comportamento possa ter uma correlação com a perda de sentido, com a falta de perspectiva e com uma visão pessimista da vida e dos relacionamentos. Tudo isso pode influenciar, sim, em minha opinião, o padrão de humor da pessoa.
Existe, assim, uma questão existencial: Existem pessoas que conduzem suas vidas e tomam decisões baseando-se exclusivamente na razão, com total abandono das emoções e da intuição. Como, a meu ver, "a conta da vida" nunca fecha apenas pela razão, o resultado desta hiper-racionalidade tende a ser ruim. O ser humano tem muitas inteligências a desenvolver, incluindo a emocional.