A dermatotilexomania também é considerada um tipo de automutilação?

8 respostas
A dermatotilexomania também é considerada um tipo de automutilação?
Sim, na verdade o que a pessoa procura é o alivio de sua angústia. Sugiro que consulte um(a) dermatologista para uma avaliação e tratamento dos machucados e um(a) psicólogo para lhe ajudar a entender, compreender e identificar os gatilhos que a levam a se automutilar. Se identificado como um comportamento obsessivo compulsivo, o(a) psicólogo irá lhe encaminhar para um psiquiatra para complementar com tratamento medicamentoso. O importante é querer se ajudar e incluir hábitos saudáveis na sua rotina como alimentação balanceada, exercício físico e sono tranquilo para o alivio da ansiedade, angústia e outros desconfortos emocionais. Estimo melhoras!!!

Forte abraço!!!

A tensão, ansiedade e estresse são associados aos sintomas. Bem como o prazer e satisfação no ato repetitivo, masoquismo, autopunição, sentimento de culpa. Podem estar associados a pais amáveis ou muito severos. Indico psicoterapia.
Não há consenso sobre o assunto, enquanto alguns manuais classificam como um traço do espectro obsessivo-compulsivo, outros entendem se tratar de uma variante do controle de impulso (desde que não identificada organogênese).

Caracterizar como sintoma compulsivo não implica necessariamente diagnose de psicopatologia, é necessário haver um quadro sindrômico clinicamente relevante associado à uma prevalência de prejuízo do funcionamento geral.
Considerado um tipo de compulsão onde se agride a pele.A causa pode ser ansiedade ou algum processo de angustia onde a pessoa acha desta forma algum tipo de compensação,porem vale procurar um dermatologista como a colega sugeriu,lembrando que fazer terapia pode se chegar a uma causa e fazer o tratamento.
Depende bastante da intensidade. A princípio quando o quadro não é grave , esta problemática da automutilação não parece ser tão grave, mas quando este quadro se agrava pode ser considerado um quadro de automutilação. Tendo em vista as causas obsessivas que estão por trás deste transtorno como principal fator para este problema.
Depende.
Neste caso é importante procurar um dermatologista para tratamento e só uma avaliação de perto com o psicólogo é possivél responder.
Sucesso!
Olá,
Se estiver envolvido com satisfação emocional, angustia ou ansiedade, tem grandes chances de ser automutilação.
Além de tratar o quadro apresentado, é necessário ajustar os sintomas. Uma técnica indicada é dessensibilização sistemática, para conseguir tolerar as sensações chatas de querer se apertar e conseguir não emitir este comportamento. Um psicólogo irá te ajudar.
Procure um psicólogo Cognitivo Comportamental.
A automutilação refere-se a danos e ferimentos intencionais no próprio corpo, com ou sem a intenção de morrer, mas muitas vezes, como forma de trazer algum alívio para sentimentos de angústia, tristeza, raiva, ansiedade, etc. Nesse sentido, trata-se de um comportamento de automutilação, mas que também pode incluir traços de obssessão/compulsão.