A Desvenlafaxina tem tendência a causar menos disfunção sexual (anorgasmia) do que a Sertralina?
3
respostas
A Desvenlafaxina tem tendência a causar menos disfunção sexual (anorgasmia) do que a Sertralina?
Sim, a desvenlafaxina é um antidepressivo com menor perfil de efeitos colaterais de libido em comparação com a sertralina. Estudos clínicos controlados e observacionais mostram taxas relativamente baixas de anorgasmia com desvenlafaxina (ex: ~1% em mulheres em ensaios, ~1,2% na prática clínica), enquanto a sertralina, em estudos bem estabelecidos, pode ter taxas substanciais de disfunção orgásmica (por exemplo, até ~41% em mulheres, ~61% em homens em alguns contextos). Empiricamente observamos com frequência que a desvenlafaxina é uma boa opção entre os antidepressivos disponíveis para evitar efeitos de libido. No entanto, é importante considerar que existe um perfil de resposta individual de cada paciente e que é possível ainda ter efeitos de libido mesmo que em menores taxas. Além disso cada antidepressivo atende um fenótipo clínico , para quadros de ansiedade grave/ TOC por exemplo talvez a sertralina tenha melhor eficácica terapêutica que a desvenlafaxina a depender da dosagem. O perfil de segurança e indicação de faixa etária também é diferente e , para realizar trocas, é necessário consultar o médico responsável e manter seguimento clínico regular.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sim
Não é uma resposta completamente esclarecida na literatura médica, mas alguns estudos sugerem que a Desvenlafaxina causem menos efeitos colaterais sobre libido/orgasmo que outros antidepressivos puramente serotoninérgicos, como é o caso da Sertralina. O que se vê na prática é que há uma grande variação desses efeitos de pessoa-a-pessoa.
Perguntas relacionadas
- Estou tomando sertralina a quase um ano. Um comprimido pela manhã e minhas fezes continuam moles. Não é exatamente uma diarréia, mais tem dias que faço de três a quatro vezes por dia. Isso é normal?
- Estou tomando Sertralina 50 mg da Medley, há 23 dias, porém o que me incomoda é a diarréia, que começou após 7 dias do tratamento, onde tive que aumentar para um comprimido. Não consigo sair de casa por causa da diarréia. O que faço?
- Fui receitada Levotiroxina 137,5mg por um endocrinologista, para tomar todos os dias ao acordar (tive carcinoma papilífero e a tireoide removida). Já faço uso da Levotiroxina há três anos. Recentemente fui receitada Cloridrato de Sertralina 50mg por um psiquiatra. Gostaria de saber se posso tomar ambos…
- Após 3 dias tomando sertralina é necessário fazer o desmame.? Não aguentei os efeitos colaterais.
- Tomo Sertralina 100 há 60 dias . Muitos dias não consigo levantar , não tenho vontade , tenho medo e ansiedade de voltar ao trabalho onde faço atendimento ao público. Que posso fazer
- Olá, meu médico associou sertralina e bupropiona e estou tendo muito enjoo, eu poderia tomar ondasentrona?
- Estou sentindo muito enjoo, ansiedade aumentou ao dobro e sinto muita tontura , tomo de 50mg tomo a 3 dias , posso abaixar a dose para 25mg até chegar o dia da consulta.? E conversar com o médico.
- Iniciei sertralina tem 3 dias e os sintomas parecem insuportáveis, sinto enjoo , tontura e crises de ansiedade mais fortes.. No 3 dia foi o meu pior ,a tendência a partir do 4 dia é pior , manter estável ou diminuir até completar as semanas de efeitos colaterais? Pensei em abandonar..
- Eu passei no upa e esqueci de informa a médica que eu tomo sertralina de 50 mg e ela me receitou ciprofloxacino 500mg por 7 dias eu posso tomar com segurança?
- Eu esqueci de informa a médica que eu tomo sertralina eu tomo 50mg, e ela me receitou ciprofloxacino 500mg por 7 dias tem alguém risco eu posso continuar tomando com segurança.
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 3013 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.