A diabetes induzida pela clozapina é reversível com a retirada do medicamento?

2 respostas
A diabetes induzida pela clozapina é reversível com a retirada do medicamento?
A clozapina é um excelente antipsicótico, com algumas propriedades não observadas em nenhuma outra medicação. Nunca se deve retirar essa medicação sem acompanhamento médico. Esse remédio pode ter como efeito adversos o favorecimento de síndrome metabólica, ganho de peso e, por consequência, maior resistência a insulina e chance de desenvolver diabetes. No entanto existem muitas outras formas de evitar o desenvolvimento do diabetes, como a prática regular de atividade física, além de cuidados com a dieta. Antes de decidir pela suspensão de uma medicação tão importante converse com seu médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Adão Leal
Psiquiatra
Governador Valadares
Boa tarde! A retirada da clozapina só pode ser feita mediante a troca por outro atípico ou típico, que também podem provocar síndrome metabólica, consequentemente diabetes, que se tratada volta ao normal o nível glicêmico, porém com necessidade de tratamento de manutenção. Por outro lado o uso da clozapina, dos outros atípicos ou até mesmo os típicos não provocam diabetes desde que o paciente faça exercícios físicos regulares e controle de seu peso corporal com dieta específica (tirar fritura, gordura, açúcar e diminuir massa). Importante frisar que: tais remédios salvam vidas; são imprescindíveis às vítimas que padecem de psicose; quando prescrito deve ser o paciente acompanhado de perto por seu psiquiatra e fazer exames laboratoriais de rotina.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.