a diabetes provoca doenças de boca?

4 respostas
a diabetes provoca doenças de boca?
Dra. Thalita Varela Galassi
Dentista
São Bernardo do Campo
A diabetes, causa uma disfunção metabólico em seu organismo, e a boca também sente. Apenas uma avaliação clinica com perguntas específicas poderá nos dizer o que realmente esta acontecendo e como tratar.

O diabético tem mais propensão a desenvolver doenças gengivas, por ter maior susceptibilidade em desenvolver infecções bacterianas e tem uma diminuição na capacidade de combater as bactérias que invadem o tecido gengival.

Outras doenças bucais relacionadas ao diabetes são: candidíase e boca seca ( o que aumenta o risco de úlceras e cáries)

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Pablo Cavalcante Galvão
Cirurgião buco-maxilo-facial
Salvador
Por se tratar de uma doença onde as células sofrem uma limitação da entrada de nutrientes, especificamente células que compõem as extremidades do corpo, como membros superiores e inferiores, certamente a boca que também faz parte do organismo, fica mais susceptível a proliferação de microorganismos patogênicos, podendo levar a um quadro patológico, caso não sejam tomadas medidas como por exemplo a minuciosa higienização da área, além do uso de medicamentos específicos para cada caso.
Dra. Tila Fortuna
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
Salvador
Sim, como os colegas já colocaram aqui, no diabetes há uma limitação da ação das células de defesa do individuo, o que o deixa mais suscetível à infecções de um modo geral. Algumas manifestações orais como doença periodontal, xerostomia e candidíase estão relacionadas aos pacientes diabéticos, por conta disso é necessário que estes visitem com periodicidade seus dentistas para garantir sua saúde bucal.
Dra. Juliana Perrone
Ortodontista
Rio de Janeiro
Sim . Pacientes periodontais podem ter origem diabética .

Especialistas

Alberto Pessoa Neto

Alberto Pessoa Neto

Dentista

Ilhéus

José Kaiser Azevedo

José Kaiser Azevedo

Dentista

São Paulo

Mariana Bento alves

Mariana Bento alves

Dentista

Araraquara

Isabela Susini

Isabela Susini

Dentista

Rio Bananal

Inajara Portela de Oliveira

Inajara Portela de Oliveira

Dentista

São José dos Campos

Rodrigo Yoshiyasu

Rodrigo Yoshiyasu

Dentista

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 565 perguntas sobre Doenças da Boca
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.