A dosagem que eu tomo diariamente de Sertralina é de 150mg, mas por engano a noite tomei mais 150 mg
A dosagem que eu tomo diariamente de Sertralina é de 150mg, mas por engano a noite tomei mais 150 mg, corro algum risco?
5 respostas
Usar uma dose a mais em apenas um único dia provavelmente não fará mal nenhum, mas pode ocasionar alguns riscos transitórios, como: náusea, desconforto gástrico, dor de cabeça, tremor leve, ansiedade ou agitação, insônia, diarreia. Fique de olho nesses sintomas, caso tenha algum mais intenso, procure o pronto atendimento. Caso fique tudo bem, retorne ao uso da dose habitual no dia seguinte
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Tomar 300 mg de sertralina em um único dia, de forma acidental, geralmente não causa complicações graves na maioria das pessoas, mas pode aumentar o risco de efeitos colaterais transitórios. O que pode aparecer nas próximas horas é: náusea, dor de cabeça, tontura, agitação, tremor, sudorese, diarreia ou sonolência. Sinais de alerta (menos comuns) incluem confusão importante, febre, rigidez muscular, batimentos muito acelerados ou piora intensa da agitação — se algo assim surgir, procure atendimento. O que fazer agora: não tome nova dose até o horário habitual do dia seguinte (não “compense”), mantenha-se hidratada e observe os sintomas. Se você usa outros medicamentos serotoninérgicos ou se os sintomas forem intensos/persistentes, avise seu médico. Em geral, esse tipo de erro não traz risco significativo, mas merece observação.
Tomar essa dose extra por engano geralmente não causa complicações graves na maioria dos casos, mas pode aumentar efeitos colaterais como náusea, dor de cabeça, tremor, agitação, diarreia, sudorese ou taquicardia
Talvez você tenha algum colateral. Mas como a dose está longe provavelmente estará tudo bem. Apenas não tome os 150 mg que tomaria na manhã seguinte. Volte ao normal na outra manhã. Se sentir colaterais intensos procure uma emergência. Eu valorizo o acompanhamento próximo aos meus pacientes para que eles possam fazer esse tipo de pergunta diretamente a mim por whatsapp ao invés de precisar pedir ajuda online. Ofereço um acompanhamento bem próximo para eventuais dúvidas, efeitos colaterais e urgências. Estou disponível para novos pacientes.
Uma dose acidental de sertralina acima da prescrita pode aumentar o risco de efeitos adversos, como náusea, tremores, agitação, sonolência, diarreia, palpitações e, raramente, síndrome serotoninérgica. Como foi ingerido o dobro da dose habitual, é importante entrar em contato com um serviço médico ou centro de toxicologia para orientação individualizada, especialmente se surgirem sintomas importantes. Não provoque vômitos nem faça ajustes adicionais por conta própria. O psiquiatra deve ser informado sobre o episódio.
Perguntas semelhantes
- Faço tratamento com sertalina, tomo 3 comprimidos de 50g. Hoje no trabalho fui ir tomar depois do ca
Bom dia! Estou três meses com fraqueza, enjoo, mal estar, formigamento e suor frio pés e mãos, taq
Boa noite. O tratamento psiquiátrico para depressão resistente ou distimia na menopausa pode ser tro
No segundo dia de início da dose de sertralina 25mg, é comum sentir tontura, palpitação, diarreia e
Tenho 40 anos e gostaria de investigar a possibilidade de autismo. Por qual profissional devo começa
Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.
