A drenagem da bartolinite é dolorosa?Como funciona?

3 respostas
A drenagem da bartolinite é dolorosa?Como funciona?
Olá. A drenagem da glândula de Bartholin ou marsupialização é uma cirurgia simples que vai demandar 15 a 20 dias de recuperação. Não é uma cirurgia que doí ou que sangre muito. A duração da cirurgia é de 15 a 30 minutos. Geralmente não se permanece muito tempo internada. A anestesia poderá ser desde a local até raquianestesia, a depender do médico anestesista e do seu ginecologista. Deverá permanecer em repouso sexual por pelo menos 30 dias.
Para mais orientações a respeito da cirurgia e do pós-operatório, converse com o seu médico.

Acredito que sua pergunta se refira à drenagem da Bartholinite (infecção da glândula), que é realizada no pronto socorro. Por se tratar de uma região sensível e que se encontra inflamada, à drenagem desse abscesso com uma agulha e seringa é um pouco dolorosa, porém, bastante rápida e resolutiva. Como é uma região de abscesso, não há eficácia de utilizar anestésicos locais. Ocorre um grande alívio da dor após o procedimento.
Já o procedimento cirúrgico de retirada ou de marsupialização da glândula é feito sob anestesia no centro cirúrgico, não havendo dor durante o procedimento.
Bartolinite e cisto da glândula de Bartholin são condições clínicas distintas. A Bartolinite é uma condição aguda, inflamatória e infecciosa. A drenagem é rápida, geralmente não necessita de anestesia e proporciona imediato alívio da dor. Porém, por tratar-se de uma condição inflamatória e infecciosa irá necessitar do uso de antibióticos e muitas vezes de anti-inflamatórios também. Como sequela da Bartolinite, a paciente poderá ficar(ou não) com um cisto( que não é inflamado nem dolorido). Para tratar então esse cisto, terá que se fazer uma cirurgia para refazer o orifício de drenagem da glândula. O nome dessa cirurgia é Marsupialização.