Bartolinectomia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

A glândula de Bartholin é uma glândula pequena localizada de cada lado dos lábios menores da vagina (uma em cada lado), na parte de fora da abertura da vagina. Durante a estimulação sexual, a glândula de Bartholin libera um fluido lubrificante. O cisto de glândula de Bartholin se desenvolve quando a glândula fica obstruída (entupida). A glândula de Bartholin pode ser obstruída por uma variedade de causas, como infecções, inflamações ou irritação crônica. Muitos dos cistos da glândula de Bartholin não causam nenhum sintoma. Eles normalmente são descobertos quando uma mulher nota um pequeno caroço, indolor externo à abertura da vagina, ou quando um médico o observa durante um exame ginecológico de rotina. Porém, se o cisto crescer mais que 1,5 cm. de diâmetro, ele pode causar desconforto ao sentar, ou durante o ato sexual. Se um cisto é infectado, ele se enche de pus, fica firme, inchado, e muito doloroso, tornando difícil para a mulher sentar, caminhar ou ter uma relação sexual. O cisto cheio de pus é chamado abscesso. O médico irá diagnosticar o cisto de Bartholin no exame ginecológico de rotina. Ele pode saber se o cisto é infectado de acordo com sua aparência e seus sintomas. A bartolinectomia é a retirada da glândula de Bartholin. Esta cirurgia se faz com anestesia local. Não é necessário anestesia geral. É um processo simples que se faz no consultório. A recuperação é fácil, pois não há agressão ao tecido vulvar. Durante a recuperação é importante a abstinência sexual, os antibióticos e cuidados de higiene. O benefício desta cirurgia é de se ver livre de irritações e inflamações num local sensível.

Especialistas em bartolinectomia

Encontre um especialista em Bartolinectomia na sua cidade:
Francisco Batista de Oliveira

Francisco Batista de Oliveira

Ginecologista, Especialista em medicina estética

Belo Horizonte

Agendar uma visita

Perguntas sobre Bartolinectomia

Nossos especialistas responderam a 556 perguntas sobre Bartolinectomia

15 dias de boa cicatrização é suficiente.
3 respostas

Dra. Lígia Santos
Dra. Lígia Santos
Ginecologista, Sexólogo
São Paulo
Os pontos são realizados com fios absorvíveis e ficam na parte interior da vulva. O tempo de absorção é variável, mas em média demora cerca de 10 a 15 dias.
1 respostas

Dra. Carmem Helena Snel Wehmuth
Dra. Carmem Helena Snel Wehmuth
Ginecologista
Blumenau
Dor de cabeça não seria diretamente da retirada da glândula. Pode ser indiretamente por tensão emocional, ou outra situação associada. Na retirada da glândula fica aberta a incisão e sim , fica…
1 respostas

Especialistas falam sobre Bartolinectomia

Bartholinectomia é a retirada de uma das glândulas produtoras de secreção vaginal. Realizada via vaginal. As principais complicações, apesar de nada graves, são dor, edema e hematoma local. Geralmente os cistos provenientes desta região da vulva devem ser extirpados totalmente para diminuir chances de recidivas. Ha poucos pontos no local da cirurgia mas os cuidados pela paciente são intensivos para evitarmos as complicações pós-operatórias.

Marcelo Ponte

Ginecologista

São Paulo

Quais profissionais realizam Bartolinectomia?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.