A espironolactona realmente é bom para uma terapia hormonal?Pois existem muitos pós e contras,uns di
1
respostas
A espironolactona realmente é bom para uma terapia hormonal?Pois existem muitos pós e contras,uns dizem que não é tão bom quanto o acetato de ciproterona.A espironolactona bloqueia ou não bloqueia a testosterona e a dht?
Boa tarde! Para a resposta mais completa faltam alguns dados: você é mulher ou homem? O que está buscando tratar com a espironolactona? Se você é mulher, querendo tratar hiperandrogenismo ou algum efeito do excesso de hormônios masculinos, por S. dos Ovários Policísticos, por exemplo, a espironolactona é um bom remédio. Para queda de cabelos, pele oleosa, auxiliar no tratamento de hirsutismo (excesso de pelos) ou da acne, é um bom antiandrogênio, seguro e barato. Deve ser tomado sempre com prescrição e acompanhamento médico, geralmente em associação com uso de anticoncepcional. Ele diminui o efeito da dihidrotestosterona (DHT) por competir seu receptor,. Além disso, diminui a produção de testosterona. É uma medicação considerada bem eficaz e segura para uso a longo prazo. O acetato de ciproterona também tem atividade antiandrogênica, sendo a equivalência de efeito: 1 mg de ciproterona = 25mg de espironolactona. Tem efeito semelhante ao da progesterona, por isso existem anticoncepcionais com ele na fórmula (como o Diane-35 por exemplo). Os anticoncepcionais são considerados a primeira linha de tratamento para sintomas de excesso de hormônio masculino em mulheres, o hiperandrogenismo. Se só o anticoncepcional não funcionar, pode-se associar um antiandrogênio. Estudos científicos concluíram que em mulheres com hirsutismo idiopático, os resultados no tratamento com acetato de ciproterona, finasterida e espironolactona são similares em curto prazo, mas a espironolactona é mais efetiva por tempo mais prolongado. Moral da história: são bons remédios, seguros, bem estudados pela ciência. Procure seu médico, ele vai buscar a melhor opção dentre essas medicações para o seu caso. É sempre importante fazer acompanhamento com o médico no uso de qualquer uma dessas medicações. Espero ter ajudado!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Perguntas relacionadas
- Bom dia Espriraquitona corta o efeito da ingecao eu qeria saber pq eu to tomando ele
- Losartana 50 mg , espironolactona 25 mg pode tomar junto com slinda anticoncepcional ???
- Sou uma mulher trans de 16 anos, com testosterona 18, 30 em 3 meses e meio de bloqueador (acetato de ciproterona) , se eu diminuir a dose de 12, 30 para 8, voltarei a desenvolver características masculinas como libido de homem, barba, ereções espontâneas, massa muscular e meus níveis de testosterona…
- Sou uma pessoa não binária, pretendo começar a hormonizacao com testosterona, mas não pretendo ter barba e gostaria de reduzir o risco de calvície vi que usar um bloqueador de dht pode me dar o resultado esperado, o que eu preciso pra começar esse tratamento?
- Primosiston causa alopecia androgenética? Tomei por um mês e estou com queda intensa de cabelo
- Posso tomar espironolactona e gomic beauty juntos?
- Sou homem estou fazendo TRT usando testosterona gel 250mg e também estou usando espironolactona 60mg. A espironolactona pode diminuir o efeito da testostera em gel?
- Estou em processo de ganho muscular e tomando espironolactona para acne, ao bloquear a testosterona o remédio pode atrapalhar na hipertrofia muscular?
- Sou uma menina trans e gostaria de saber se a finasterida 5mg além de cessar a queda de cabelo se ela também bloqueia a testosterona? desde já obrigada. atenciosamente Larissa
- É normal uma mulher sentir dor do lado esquerdo da mama? Um caroço dolorido porem sem mais nenhum outro sintoma
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 164 perguntas sobre Aldactone
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.