a falta de auto-estima pode gerar depressão?

10 respostas
a falta de auto-estima pode gerar depressão?
A falta de auto estima pode sim levar a depressão. A baixa auto estima esta relacionada com o prejuízo da auto confiança e auto crítica.Se não for tratada o caso pode se desenvolver em uma depressão.
O primeiro passo para melhorar a auto estima é buscar o auto conhecimento. Procure um psicólogo que possa estar te ajudando nesse momento, tenho certeza que você se sentirá melhor. Boa sorte.

A baixa auto estima e insegurança são características associadas a um quadro de depressão. Não necessariamente são a causa, mas se manifestam juntas.
A baixa auto estima mesmo não estando relacionada a um quadro de depressão gera prejuízos a qualidade de vida e pode ser tratada através de terapia psicológica.
Baixa auto estima em meu entender é a pior doença que coloca o individuo em situação desprivilegiada de vulnerabilidade com crenças, pensamento e comportamentos disfuncionais levando ao prejuízo em muitas áreas da vida. Podemos pensar a depressão como comorbidade no individuo que sofre de baixa auto estima ou o contrário.
Auto-estima é uma vertente importante de funcionamento do organismo, tem sua oscilacao dentro de uma "curva de normalidade".

O rebaixamento da auto-estima, persistente e com prejuizo funcional é um dos sintomas dos quadros depressivos.

Procurar ajuda profissional mediante os primeiros sinais do transtorno, tende a melhorar o prognostico e aumentar as chances de saude mental.
A baixa auto-estima pode resultar em depressão e nos casos em que a baixa auto-estima atinge um grau de gravidade severo ela pode resultar em um quadro mais grave que a depressão que é a chamada melancolia. Mas a causa da baixa auto-estima deve ser investigada: se é congênita ou adquirida, para que o tratamento seja eficaz, dependendo de caso a caso.
Sim. A baixa auto-estima está relacionada com prejuízo da auto-confiança e geralmente com um alto nível de auto-crítica. O quadro pode se desenvolver em uma depressão profunda se não for devidamente tratada.
A terapia psicológica é fundamental para investigar a causa da baixa auto-estima e evitar que a energia vital fique comprometida.
Espero ter ajudado!
Olá, boa tarde. A baixa autoestima é quando o indivíduo tem pouca autoconfiança e muito autocrítica. A falta de autoestima, em um grau muito alto, se não for tratada, pode sim acarretar em depressão. O primeiro movimento a fazer para melhorar essa questão é buscar um psicoterapeuta, que o ajudará a desenvolver autoconfiança, auto suporte, autovalorização e autoaceitação.
A baixa auto-estima é um fator presente na depressão. É por este fator que o sujeito deixa de ter cuidados em diversos âmbitos consigo. Porém, um sujeito com baixa auto-estima não necessariamente é um sujeito depressivo. A melhor forma de avaliar e tratar tanto a baixa auto-estima quanto a depressão é a consulta com um profissional de psicologia juntamente com um acompanhamento psiquiátrico.
Sim!
A Baixa na auto-estima é um dos primeiros "sintomas" da Depressão e deve ser observada com muita atenção.
Se você se sente esta baixa, deve ficar atento e procurar a ajuda de um Psicólogo. A Partir desta baixa, podem surgir pensamentos negativos, baixa de atividades que antes o causavam prazer e uma série de outras consequências que prejudicam sua qualidade de vida !
A Depressão é uma doença e deve ser tratada como qualquer outra doença, sem preconceitos e sem vergonha. Procure um profissional de Psicologia e faça terapia, tenho certeza de que irá se sentir bem melhor !
Se vc tem baixa auto estima procure um psicologo que vai ajudar muito.A baixa auto estima pode causar varios transtornos ate depressao mas nao necessariamente.