A fibromialgia é uma doença reumatológica, psicossomática ou neurológica? tenho essa grande dúvida!!

2 respostas
A fibromialgia é uma doença reumatológica, psicossomática ou neurológica? tenho essa grande dúvida!!
É uma doença reumatológica , com dores musculo esqueléticas generalizadas, associadas a alterações neurológicas de percepção da dor. O diagnóstico é clínico, e associa-se com outras doenças.Atenciosamente

É uma dúvida sensacional!! Pois envolve tudo isso !
No geral somos nós reumatologistas que tratamos a doença, porém ela possui sim partes reumatológicas (dores musculares e esqueléticas), parte psicossomática (tem muita associação com depressão e ansiedade) e parte neurológica (é super comum caimbras e formigamentos). É uma doença que muitos recebem inclusive o diagnóstico de forma errada ! pois precisamos sempre avaliar se há alguma doença/inflamação pos trás de tudo, como artrites. E muitos pacientes não melhoram com o tratamento por estarem com diagnóstico errado. Se for o seu caso seria muito interessante uma avaliação com foco na sua história exame físico e riqueza de detalhes !
Te convidamos para uma consulta: Consulta reumatologia - R$ 850

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!