A hidroxicloroquina é eficaz no tratamento da chikungunya?

6 respostas
A hidroxicloroquina é eficaz no tratamento da chikungunya?
Em casos de artrite cronica, após infecção pelo chikungunya, seu médico pode prescrever sim, hidroxicloroquina, entre outro remédios utilizados em artrites cronicas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, a hidroxicloroquina tem sido usada nos casos de chikungunya refratários, ou seja, naqueles casos que não melhoram os sintomas com corticoide e AINH ou nos casos de retorno dos sintomas após desmame dessas medicações
A hidroxicloroquina, uma droga imunomoduladora, tem diversas aplicações no mundo da reumatologia. De grosso modo, a Hidroxicloroquina diminui os processos inflamatórios, e assim pode diminuir a "inflamação nas articulações". No caso de uma artropatia por chikungunya, ou seja, aquele paciente que desenvolve um quadro de inflamação das articulações após a infecção pelo vírus, a hidroxicloroquina pode ser uma excelente opção de tratamento.
Alguns pacientes que estão na fase crônica da doenças (acima de tres meses de sintomas) podem apresentar melhora das dores articulares com o uso da hidroxicloroquina. No entanto, é importante que se o reumatologista faça uma avaliação para verificar se existe ou não indicação do uso desta medicação.
Olá
25% dos pacientes com Chikungunya podem desenvolver artrite crônica. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia a primeira linha de tratamento é a corticoterapia. Nos casos refratários podemos lançar mão de medicamentos poupadores de corticoide como (dentre eles a hidroxicloroquina) e moduladores de dor crônica que apresentam boa resposta.
É importante ter um Reumatologista para fazer um acompanhamento adequado das medicações, de seus efeitos colaterais e para correta elucidação diagnóstica.
Fique bem!
Dependendo do quadro, siga as orientações de seu médico neste caso.

Especialistas

Marilia Bordignon

Marilia Bordignon

Infectologista

São Paulo

Ana Carolina De Araujo Andrade

Ana Carolina De Araujo Andrade

Infectologista

Aparecida de Goiânia

Ariane Paixão

Ariane Paixão

Infectologista

Rio de Janeiro

Ruan Fernandes

Ruan Fernandes

Infectologista

São Paulo

Rafaella Mattosinho

Rafaella Mattosinho

Infectologista

Jundiaí

Renato Resmini Riemke

Renato Resmini Riemke

Generalista

Pelotas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 71 perguntas sobre Chikungunya
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.