Chikungunya - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Nomes alternativos: Chikungunha.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - chikungunya

Ana Clara Leite Rodrigues

Ana Clara Leite Rodrigues

Especialista em clínica médica, Generalista, Geriatra

Belo Horizonte

Valeria de Morais Silveira Telles

Valeria de Morais Silveira Telles

Infectologista

São Paulo

Alexandra Karina Dias da Silva

Alexandra Karina Dias da Silva

Infectologista, Médico de tráfego

Araguari

Ramiro Lopes

Ramiro Lopes

Generalista

Florianópolis

Lucas Willyam Calazans do Nascimento

Lucas Willyam Calazans do Nascimento

Generalista

Rio de Janeiro

Renato Resmini Riemke

Renato Resmini Riemke

Generalista

Pelotas

Perguntas sobre Chikungunya

Nossos especialistas responderam a 74 perguntas sobre Chikungunya

Olá! As dores persistentes após uma infecção por Chikungunya são comuns e no seu caso indicam uma artralgia crônica, que ocorre em algumas pessoas devido à inflamação nas articulações causada…

Dra. Fernanda Monteiro Alves
Médico clínico geral, Infectologista
Itapevi
Olá, se a dor dela for refrataria ao paracetamol ela pode tomar o tramal. esta medicação é analgésico, não é anti inflamatório.

O tratamento das dores subagudas e crônicas da chikungunya requer avaliação individualizada e detalhada, baseada no tipo de dor (pois a chikungunya pode, além de dores articulares, causar dores…

Especialistas falam sobre Chikungunya

Doença viral com quadro clínico predominante em articulações, devendo ser tratada e acompanhada preferencialmente com Reumatologista experiente no assunto. Necessita de atendimento personalizado para cada paciente. Atividade física associada a medicações específicas auxiliam muito na melhora do paciente.

Os principais sintomas são febre e dor articular, que têm início cerca de 3 a 7 dias após o indivíduo ser picado por um mosquito infectado pelo vírus. Outros sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, inchaço nas articulações e manchas vermelhas pelo corpo. A maioria dos pacientes melhora em cerca de 7 dias de doença porém, em uma parcela dos casos, os sintomas podem perdurar por meses. Em especial nos idosos e em pessoas com doenças nas articulações, os sintomas podem se tornar crônicos. O tratamento se dirige ao controle dos sintomas de dor articular, febre e mialgia. O uso de AAS e antinflamatórios é contra-indicado, sob o risco de sangramentos.

Evelyn Figueiredo Rubin

Infectologista

Rio de Janeiro


Doença viral febril transmitida pela picada de artrópodes como mosquito Aedes. Seus sintomas são parecidos com a de outros arbovírus como a Dengue e Zika. O seu maior problema é sua complicação, pois grande parte dos infectados apresentam dores articulares varias que evoluem por crise, e pode durar até 2 anos, principalmente em pessoa com problemas articulares prévios como artrite, artrose, ou cirurgias ortopédicas.

Keilla Mara Freitas

Infectologista, Intensivista

São Paulo

Agendar uma visita

A Chikungunya é uma virose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e se caracteriza por um quadro febril agudo com intenso comprometimento articular, que pode ser incapacitante. Sua principal complicação é o prolongamento dos sintomas articulares, por semanas, meses ou até anos, evoluindo para uma fase crônica que pode ser bastante dolorosa e limitante. Na fase aguda, está contra-indicado o uso de anti-inflamatórios e medicamentos à base de ácido acetilsalicílico devido ao risco de complicações hemorrágicas. Recomenda-se analgésicos, como dipirona e paracetamol. Na fase crônica, anti-inflamatórios e corticoesteróides podem ser utilizados sob orientação do infectologista ou reumatologista.

Diana Galvão Ventura

Infectologista

Niterói


A Febre Chikungunya é uma doença viral transmitida por mosquitos como o aedes aegypti, mesmo vetor da dengue e da zika. O termo "chikungunya" é derivado de uma língua africana e significa "aquele que se dobra", nome dado devido à dor articular intensa, muitas vezes incapacitante, causada pela doença. Suas principais manifestações, além da dor nas articulações, são febre, dor muscular, manchas na pele e dor de cabeça. Ao exame físico, muitas vezes observa-se artrite (inflamação das articulações) e inchaço periarticular. Existe o risco de cronificação da doença com persistência dos sintomas até mais de um ano, sendo indicado tratamento e acompanhamento com reumatologista.

Marina Porangaba

Reumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Chikungunya?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.