A importância da anamnese para a psicologia clínica???

26 respostas
A importância da anamnese para a psicologia clínica???
A anamnese é o histórico do cliente até aquele momento. Costumo iniciar a primeira sessão com as declarações do cliente sobre os sintomas e sentimentos que está sentindo no momento, para eu me orientar. É importante verificar as características dos seus sintomas, quando ocorreram pela primeira vez e como o cliente lida atualmente com eles. Passo a questionar se já fez algum tratamento psicológico e se toma alguma medicação. E seguem-se as informações sobre família, relacionamentos, interesses, trabalho, etc. Enfim, a anamnese é muito importante para o psicólogo se situar diante do cliente e encontrar a melhor estratégia para o seu tratamento.

A anamnese é um tipo de entrevista utilizada por psicólogos e médicos com o objetivo de obter o máximo de informações sobre a história e o passado do paciente. É através dela que se realizará a avaliação e o diagnóstico do indivíduo. A partir dessa coleta de dados será estabelecido o tratamento ou projeto terapêutico específico para cada pessoa.
Olá, a anamnese é um elemento essencial na terapia, costumo fazer no mínimo umas duas ou três primeiras sessões se for o caso, para levantar o histórico do paciente. Sem a anamnese e as informações essenciais do paciente, fica que praticamente impossível de trabalhar e fazer terapia. Desconfie de profissionais que não buscam esmiuçar e ter com riqueza de detalhes saber sobre a história do paciente. A anamnese por final é um referencial sobre o todo da vida do paciente, com o caminhar da terapia, sempre recorremos à informações sobre o histórico do paciente para nos situarmos. Cuide-se ! Abraço!
A anamnese ou entrevistas iniciais, no contexto da psicologia tem por finalidade conhecer o máximo do seu paciente. Através de um questionário sobre históricos clínicos, familiares, fatores genéticos, intolerâncias a medicamentos ou alimentos, tabagismo, padrões de vida, atividades físicas, tratamentos a que está sendo submetidos etc.
A anamnese tem como objetivos estabelecer o contato inicial com o seu cliente. Esse procedimento é o principal instrumento para chegar a um diagnóstico e conceitualização do caso e assim traçar os encaminhamentos do processo terapêutico.
Olá, a anamnese é o histórico do paciente. É também um período onde podemos estabelecer um vínculo que nos permitirá determinar um plano de tratamento para o caso. Uma boa anamnese pode demorar um pouco, tenha paciência e colabore com as informações necessárias. Boa sorte.
A anamnese é um questionário onde vc conhece o paciente, recolhe todas as informações principais do cliente e tb da família dele. A anamnese é crucial para se fazer um diagnóstico preciso
A anamnese em psicologia se faz necessária para compreender a dinâmica da vida do paciente,pois sem essa orientação fica dificil o psicólogo compreender de que maneira o sujeito vive,sente e pensa e o que pode ter dado início a seus conflitos interpessoais.É como montar um quebra-cabeça se faltar peças não saberemos compreender o todo sobre quem nos procura e nem como ajudar.
Olá! A Anamnese traz informações que podem nortear o tratamento, ajudar em diagnósticos...
Considero a anamnese muito importante na primeira sessão para obtermos dados importantes do histórico de vida do paciente. Para que seja trabalhado nas sessões posteriores . Abcs
Na anamnese é o momento que tanto o psicólogo como o paciente podem fazer perguntas para fins de compreenderem o que se passa. Considero importante fazer o máximo de perguntas para para entender o que ocorre com o paciente.E saber tb se o profissional podera ajudar.
Acredito ser importante o paciente tb tirar as duvidas quanto o tratamento.
Olá, a anamnese é importante pois através dela podemos conhecer o histórico do paciente ate aquele momento. Na TCC - Terapia Cognitiva Comportamental, que é a abordagem que eu trabalho, é fundamental nos entendermos o modo de funcionamento do indivíduo, pois através dele traçamos um plano de tratamento personalizado para aquele paciente.
Olá!
A anamnese acontece no início do tratamento. A sua importância é trazer um histórico e possíveis primeiras hipóteses sobre os sintomas atuais. E também para a continuidade do tratamento!
A anamnese é a base a partir da qual se pode estabelecer um tratamento ou iniciar uma psicoterapia de apoio ou intervenções com o paciente, sendo uma etapa de fundamental importância.
A anamnese é a base de apoio ao profissional (psicólogo, médico...) que se disponibiliza em atender o paciente. É neste primeiro contato que vai criando o ambiente seguro, confiança, empatia entre ambos. São as informações técnicas iniciais para estabelecer avaliação, diagnóstico e iniciar o tratamento ou psicoterapia. É muito importante como uma etapa do exame clínico inicial bem como uma suposição de que o paciente conhece sua vida e está, portanto, capacitado para fornecer dados sobre a mesma. Lembrando que todas as informações fornecidas se manterão em sigilo junto ao profissional. E você, conte comigo!
Olá, boa tarde! A anamnese, dentro da psicologia clínica, é essencial para compreendermos a complexidade do que está ocorrendo com cada pessoa, e podermos direcionar a compreensão e as técnicas psicológicas, para ajudar melhor com a situação concreta que está acontecendo. Diferentes estratégias e técnicas podem ser usadas para realizá-la.
Através da anamnese é possível conhecer todo o histórico do paciente que irá facilitar a elaboração do melhor tratamento e auxiliar o entendimento de seu funcionamento pessoal e interpessoal.
Olá! Através da anamnese temos acesso a dados relevantes da história de vida do paciente. Esses dados, além de compor a queixa inicial e facilitar o entendimento do caso, irão nos ajudar a elaborar a proposta de tratamento. A anamnese é fundamental para que possamos fazer o diagnóstico correto e propor intervenções apropriadas.
Uma boa anamnese direciona todo o entendimento e o plano de tratamento do caso.
A anamnese faz parte das entrevistas preliminares, que seria o momento inicial da analise, onde será coletado dados importantes sobre o funcionamento de cada sujeito, mais detalhes de sua queixa, o histórico familiar e médico, entre outros pontos. Em casos de atendimento a crianças ou adolescentes, essa entrevista costuma ser mais estruturada e é feita com os responsáveis. Ela serve para ajudar o profissional a dar um direcionamento no tratamento.
A anamnese é considerada de suma importância por contemplar informações significativas, desde o momento atual, como histórico e acontecimentos marcantes que precisam ser guardados para futuras pesquisas, como complemento da conceituação do caso, lista de problemas a serem trabalhados no processo terapêutico
Olá! A anamnese ou entrevistas iniciais, no contexto da psicologia tem por finalidade conhecer o máximo do seu paciente. É também um período onde podemos estabelecer um vínculo que nos permitirá determinar um plano de tratamento para o caso, sendo uma etapa de fundamental importância. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá. A anamnese tem por objetivo compreender os pontos relevantes da história de vida do paciente.Ela faz parte da avaliação inicial e acrescida de outros métodos de avaliações nos permite obter um diagnóstico fidedigno e consequentemente montar um plano de tratamento eficaz. Dúvidas adicionais estou à disposição. Um forte abraço
Oi, a anamnese é o primeiro passo da psicoterapia, essa ferramenta permite que o profissional apreenda sua história de vida, vínculos, suporte social, histórico psiquiátrico e médico, essenciais ao psicodiagnóstico.
No mais, encontro-me disponível pra quaisquer dúvidas relacionadas ao tema. Tenho quase 10 anos de profissão
Até breve
A anamnese é importante para coletar dados do paciente, conhecer sua história de vida, seus hábitos, rede de apoio, saber o motivo que levou a pessoa a procurar a terapia, ou seja, ela é essencial para o início do processo terapêutico.
A anamnese é uma entrevista utilizada por psicólogos e médicos que possui técnicas para poder estabelecer uma avaliação e diagnóstico do indivíduo. É a base a partir da qual se pode estabelecer uma linha de tratamento.
É importante para poder contextualizar e conhecer a história da pessoa e o que ela está buscando. Através da anamnese o profissional pode ter as informações necessárias para basear sua prática. Abraço.