Anamnese psicológica - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - anamnese psicológica

Maristela Poubel Araujo

Maristela Poubel Araujo

Psicólogo, Sexólogo, Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Taciane Motta Marconato

Taciane Motta Marconato

Psicólogo, Psicanalista

São José do Rio Preto

Agendar uma visita

Perguntas sobre Anamnese psicológica

Nossos especialistas responderam a 7 perguntas sobre Anamnese psicológica

Olá!
Para diagnostica-lo ou mesmo dizer o que pode ser é necessário algumas consultas p avaliação. É outra coisa extremamente necessária é q ele precisa querer e procurar ajuda. Não pode…
25 respostas

A anamnese é o histórico do cliente até aquele momento. Costumo iniciar a primeira sessão com as declarações do cliente sobre os sintomas e sentimentos que está sentindo no momento, para eu me…
25 respostas

Olá, existem diversas estratégias para tratar traumas emocionais, o tipo de terapia que possuí maior evidência científica e resultados positivos em tratamento de traumas psicológicos ou fobias…
25 respostas

Especialistas falam sobre Anamnese psicológica

Um processo investigativo. Em grego, ana quer dizer trazer de volta e mnesis, memória. Estas pesquisas tem por objetivo ser um ponto inicial na construção do diagnóstico. Seu método consiste em relembrar todos os fatos que se relacionam com a pessoa e à doença. Inventários de personalidade podem ser utilizados.

Betânia Tassis

Psicólogo, Psicanalista, Sexólogo

Guapimirim

Agendar uma visita

É uma entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu paciente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no psicodiagnóstico. Em outras palavras, é uma entrevista que busca relembrar todos os fatos que se relacionam com o problema e à pessoa que procura o atendimento. Busca a maior quantidade de dados possível sobre a vida pregressa do paciente.

Carina Lucion

Psicanalista, Psicólogo

Palmeira Das Missões


Consiste em uma entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu paciente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no psicodiagnóstico. Em outras palavras, é uma entrevista que busca relembrar todos os fatos que relacionam com o problema e à pessoa que procura atendimento. Com isso se busca uma maior quantidade de dados possível sobre a vida do paciente.

Mariane Marko

Psicólogo

Pato Branco


A sindrome do pânico é um transtorno de ansiedadeque se apresenta com a presença de ataques subitos de pânico.Experimentarmedo ou ansiedade traz determinadas sensaçôes para o corpo. Por meio de exercicios de respiração, mudança de pensamentos e atitudes podemos obter excelentes resultados.Fazer um movimento para mudar é uma escolha corajosa.

Uma boa anamnese é o 1o. passo para obter um bom resultado num tempo relativamente curto. Por isto procuro, na 1a sessão, conhecer tanto quanto possível o cliente. Pergunto-lhe sobre sua origem, o contexto em que viveu, sua história de vida, suas relações, suas conquistas e frustrações, suas insatisfações, inseguranças, carências, medos, ansiedades. E o que lhe faz perder energia, sua alegria e afastar-se do estado de bem estar. E também o que busca e dá sentido à sua vida, quais as suas ambições e seus sonhos. Busco saber o grau de satisfação em cada aspecto de sua vida. E a partir daí o ajudo a definir como está e onde quer chegar, e que recursos vamos usar para percorrer o caminho.

Deroni Sabbi

Psicólogo, Terapeuta complementar

Porto Alegre


Trata-se de uma entrevista clínica, realizada pelo psicólogo e respondida pelo paciente adulto. No caso de crianças e adolescentes, a mesma é feita com a participação dos pais ou responsáveis. Além de conhecer o funcionamento psíquico do paciente, por meio da anamnese também é possível descobrir o histórico individual, o aparecimento dos primeiros sintomas, os medicamentos utilizados e, por fim, os comportamentos e os pensamentos relatados desde a infância. Uma anamnese bem aplicada é aquela que abarca, não só os fatos marcantes da vida do paciente, mas, sobretudo, compreende a razão de ser do sofrimento apresentado sob a forma de dor psíquica e, até mesmo, física.

Paulo Crespolini

Psicólogo

São Paulo


É a primeira consulta, na anamnese passamos a conhecer um pouco do paciente, as questões que ele trás. Nessa anamnese faço de forma gratuita.

Ana Célia Rocha Costa

Psicólogo, Psicanalista

Salvador


É um procedimento que busca conhecer a história de vida do sujeito e com isso traçar um direcionamento para a terapia. Na anamnese, o psicólogo procurará conhecer como é a composição familiar da criança, seu ambiente e relacionamento; histórico gestacional; conduta, comportamento e desenvolvimento nos primeiros anos de vida; aspectos de linguagem, desenvolvimento psicomotor; sono; histórico médico e de medicações usadas pela criança; escolaridade; alimentação, habilidades sociais e cognitivas. Tudo isso é muito importante para propor estratégias mais eficientes para a terapia.

Gabriele Lauer

Psicólogo

São Vicente

Agendar uma visita

A anamnese psicológica é uma entrevista inicial que tem como objetivo coletar informações sobre o paciente e sua história de vida. Com crianças e adolescentes, essa anamnese é realizada com os pais ou responsáveis. Tais informações são importantes para compreensão e acompanhamento do caso, além de integrar e contribuir para a elaboração de um psicodiagnóstico.

Quais profissionais realizam Anamnese psicológica?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.