A injesta de levoide na dose errada pode levar ao emagrecimento excessivo ou caqueccia

2 respostas
A injesta de levoide na dose errada pode levar ao emagrecimento excessivo ou caqueccia
A sua pergunta é muito importante e merece uma resposta detalhada. O Levothyroxine, conhecido comercialmente como Levoid, é um medicamento utilizado para tratar o hipotireoidismo, uma condição em que a glândula tireoide não produz hormônios suficientes. Quando a dosagem de Levoid é inadequada, especialmente se for excessiva, pode levar a uma condição chamada hipertiroidismo iatrogênico, que ocorre devido ao excesso de hormônios tireoidianos no organismo.

O hipertiroidismo iatrogênico pode acelerar o metabolismo de maneira significativa, resultando em perda de peso não intencional. Em casos graves, pode levar à caquexia, uma síndrome caracterizada por perda extrema de peso e massa muscular, fraqueza e fadiga. Esse estado é prejudicial e pode afetar seriamente a qualidade de vida, comprometendo diversas funções corporais e levando a complicações graves se não tratado adequadamente.

A medicina integrativa pode ser particularmente útil no manejo do tratamento com Levoid, garantindo que a dosagem seja ajustada de forma precisa para evitar tanto o hipotiroidismo quanto o hipertiroidismo iatrogênico. Uma abordagem integrativa envolve uma avaliação completa do paciente, considerando não apenas os níveis hormonais, mas também outros aspectos da saúde, como a nutrição, o estado emocional e os possíveis efeitos colaterais dos medicamentos. Isso pode incluir exames laboratoriais regulares para monitorar os níveis de hormônios tireoidianos e ajustes de dose conforme necessário, além de aconselhamento nutricional para garantir que o paciente mantenha um peso saudável e uma boa composição corporal.

Se você está preocupado com a possibilidade de estar tomando uma dose inadequada de Levoid, é crucial que consulte um médico o quanto antes. Um profissional de saúde especializado em medicina integrativa pode fornecer uma avaliação abrangente e ajustar seu tratamento de maneira personalizada. Esse acompanhamento cuidadoso é fundamental para evitar complicações como o emagrecimento excessivo ou a caquexia, garantindo que você mantenha um equilíbrio hormonal adequado e uma boa saúde geral.

Portanto, qualquer ajuste na dose de Levoid deve ser feito apenas sob supervisão médica, com base em avaliações clínicas e laboratoriais detalhadas. A avaliação regular com um profissional de saúde é essencial para garantir a eficácia e a segurança do tratamento, prevenindo complicações e promovendo seu bem-estar.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.

Precisa ser uma dose muito elevada para causar isso. Com doses pouco aumentadas o corpo causa transformações nos hormônios para se proteger do excesso. O mais importante nessa situação de emagrecimento e caquexia é passar com um médico atencioso que investigue as possíveis causas de emagrecimento e exclua as doenças mais graves, como doenças consumptivas (câncer, tuberculose, etc). Reforço que precisa estar atento porque alterações discretas no hormônio não justificam um quadro de emagrecimento, principalmente rápido. Mesmo que haja alteralçao é preciso investigar em conjunto outras coisas além de baixar a dose.