a interação dos medicamentos prosoy 30mg (sob Demanda , venlafaxina 37,5mg - 1 por dia as 12h, trazo

3 respostas
a interação dos medicamentos prosoy 30mg (sob Demanda , venlafaxina 37,5mg - 1 por dia as 12h, trazodona 50mg 1 por dia as 22h e prejudicial?
A combinação que você descreveu — venlafaxina 37,5 mg ao meio-dia, trazodona 50 mg às 22h e prosoy 30 mg sob demanda — não é, em geral, considerada diretamente perigosa, mas exige cautela, porque todos esses medicamentos atuam no sistema serotoninérgico em algum grau. A venlafaxina aumenta serotonina e noradrenalina; a trazodona tem ação sedativa e também eleva serotonina; o prosoy (eszopiclona ou zaleplona, dependendo da marca usada no Brasil) age mais no sono, mas pode potencializar sedação quando combinado com trazodona.

Na prática clínica, essa combinação é usada, sim, especialmente em quem tem ansiedade + insônia, desde que bem ajustada pelo psiquiatra. O maior ponto de atenção é observar sinais de excesso de serotonina (agitação, suor, tremor, náusea intensa) e de sedação exagerada à noite ou pela manhã, especialmente nos primeiros dias.

Se você sente algo fora do esperado — muita sonolência, tontura, agitação, náuseas fortes — vale revisar com o psiquiatra para ajustar dose ou horários. Mas, de modo geral, essa associação não é considerada automaticamente prejudicial se estiver sendo acompanhada de perto.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Se o Prosoy 30 mg que você usa for o de dapoxetina, ele soma efeito serotoninérgico com a venlafaxina e a trazodona, aumentando o risco de efeitos como agitação, tremores, sudorese e, em casos raros, síndrome serotoninérgica. Não significa que vai acontecer, mas é uma combinação que exige cuidado e orientação direta do médico. Já se o Prosoy for o fitoterápico de soja, essa preocupação praticamente não existe. Em qualquer caso, não aumente doses por conta própria e avise seu médico se notar sintomas diferentes depois de usar tudo junto.
Dr. Edson Heringer
Psiquiatra
Londrina
Não.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.