a interação dos medicamentos prosoy 30mg (sob Demanda , venlafaxina 37,5mg - 1 por dia as 12h, trazo
3
respostas
a interação dos medicamentos prosoy 30mg (sob Demanda , venlafaxina 37,5mg - 1 por dia as 12h, trazodona 50mg 1 por dia as 22h e prejudicial?
A combinação que você descreveu — venlafaxina 37,5 mg ao meio-dia, trazodona 50 mg às 22h e prosoy 30 mg sob demanda — não é, em geral, considerada diretamente perigosa, mas exige cautela, porque todos esses medicamentos atuam no sistema serotoninérgico em algum grau. A venlafaxina aumenta serotonina e noradrenalina; a trazodona tem ação sedativa e também eleva serotonina; o prosoy (eszopiclona ou zaleplona, dependendo da marca usada no Brasil) age mais no sono, mas pode potencializar sedação quando combinado com trazodona.
Na prática clínica, essa combinação é usada, sim, especialmente em quem tem ansiedade + insônia, desde que bem ajustada pelo psiquiatra. O maior ponto de atenção é observar sinais de excesso de serotonina (agitação, suor, tremor, náusea intensa) e de sedação exagerada à noite ou pela manhã, especialmente nos primeiros dias.
Se você sente algo fora do esperado — muita sonolência, tontura, agitação, náuseas fortes — vale revisar com o psiquiatra para ajustar dose ou horários. Mas, de modo geral, essa associação não é considerada automaticamente prejudicial se estiver sendo acompanhada de perto.
Na prática clínica, essa combinação é usada, sim, especialmente em quem tem ansiedade + insônia, desde que bem ajustada pelo psiquiatra. O maior ponto de atenção é observar sinais de excesso de serotonina (agitação, suor, tremor, náusea intensa) e de sedação exagerada à noite ou pela manhã, especialmente nos primeiros dias.
Se você sente algo fora do esperado — muita sonolência, tontura, agitação, náuseas fortes — vale revisar com o psiquiatra para ajustar dose ou horários. Mas, de modo geral, essa associação não é considerada automaticamente prejudicial se estiver sendo acompanhada de perto.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Se o Prosoy 30 mg que você usa for o de dapoxetina, ele soma efeito serotoninérgico com a venlafaxina e a trazodona, aumentando o risco de efeitos como agitação, tremores, sudorese e, em casos raros, síndrome serotoninérgica. Não significa que vai acontecer, mas é uma combinação que exige cuidado e orientação direta do médico. Já se o Prosoy for o fitoterápico de soja, essa preocupação praticamente não existe. Em qualquer caso, não aumente doses por conta própria e avise seu médico se notar sintomas diferentes depois de usar tudo junto.
Não.
Perguntas relacionadas
- A bula do Hexomedine diz que não deve ser usado em menores de 3 anos, mas foi receitado para o bebê de 2 anos e 3 meses, para mão-pé-boca. É seguro?
- Após evacuar, pouco tempo depois está saindo uma secreção (semelhante ao suor) que confunde com falta de higiene, por mais que eu me higienize bem, continua saindo e causando dermatite. Já fui avaliado e nao tem hemorroida, não tem fissura e fístula ok. O que pode ser ?
- Bom dia, estou grávida de 31 semanas, o diagnóstico é rins policísticos bilaterais desde as 22 semanas o líquido está 2,6. Nunca chegou a zerar, isso significa que o feto está urinando, pelo menos um pouco??
- Eu tomei a primeira dose da mesigyna e 3 dias após a aplicação, comecei a dar escape, isso pode ser por causa da adaptação?
- É normal sentir cólicas diariamente tomando anticoncepcional? Tomo o desogestrel há cerca de 5 meses .
- O médico passou Alektos pediátrico para a minha filha de seis anos, no entanto na bula fala que deve ser tomado por crianças acima de 20kg. Minha filha tem apenas 18kg, tem problema?
- Verrugas genitais com preventivo normal é necessário colposcopia ou não?
- Estou tomando carbamazepina 100 mg para convulsão e pregabalina 75 para dor de hérnia de disco, a médica passou Liraglutida, tem problema de misturar com os medicamentos que já tomo ?
- Mim tire uma dúvida. Minha mestruaçao veio dia 12 de novembro . Ai quando acabou tive relação sem proteção. Ai tomei a pílula do dia seguinte. Ta com 8 dias que tô sagrando direto é normal?
- Tenho tuberculose e já estou em tratamento tem pouco mais de 1 mês. E a pouco mais de uma semana atrás eu desregulei meu sono e estou acordando por volta das 11h ou 12h da manhã. Antes eu tomava o remédio em um horario especifico, mas hoje em dia eu tomo ao acordar. Pois no meu receituário diz que são…
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.