A iodoterapia pode causar infertilidade no homem? No caso das mulheres se recomenda esperar 1 ano

2 respostas
A iodoterapia pode causar infertilidade no homem?

No caso das mulheres se recomenda esperar 1 ano para engravidar pois pode causar problemas no feto, e no caso dos homens a sua parceira também deve esperar por esse tempo para engravidar existe a possibilidade de causar problemas no feto?
Perfeita a resposta do colega. A preservação de fertilidade é importante nestas situações. Pode também o profissional tentar proteger a função testicular exócrina com medicamentos, mas não é consenso na literatura algumas destas substâncias, pois o nível de evidencia é baixo, pelo tipo de publicação.

Retorne ao colega urologista e converse. Ele ajudara a dissipar todas suas dúvidas e orientará da melhor forma possível.

Existem poucos estudos avaliando o impacto da iodoterapia na fertilidade masculina. A maioria desses estudos mostram que a iodoterapia pode diminuir tanto a produção de espermatozoides quanto a sua qualidade, felizmente de forma reversível. A maior parte dos pacientes voltam ao normal após 12 meses. Outros tipos de radioterapia em homens podem aumentar o risco de malformação fetal por até 02 anos, baseado nisso eu sugiro que o paciente que recebeu iodoterapia espere pelo menos 2 anos para poder engravidar. Sugiro também o congelamento de semen antes do tratamento. É possível também avaliar danos aos cromossomos dos espermatozoides através dos testes de fragmentação do DNA espermático e de aneuploidia espermático, que podem ser úteis antes de você liberar para engravidar