Infertilidade masculina - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - infertilidade masculina

Jorge Hallak

Jorge Hallak

Urologista

São Paulo

Rafael Conti

Rafael Conti

Cirurgião geral, Urologista

Araranguá

Ricardo Tuma

Ricardo Tuma

Urologista, Cirurgião geral

Belém

Rogerio Guedes

Rogerio Guedes

Urologista

Curitiba

Guilherme Peixoto

Guilherme Peixoto

Urologista

Piracicaba

Paulo Tadeu Turki de Lima

Paulo Tadeu Turki de Lima

Urologista

Santa Rosa

Perguntas sobre Infertilidade masculina

Nossos especialistas responderam a 209 perguntas sobre Infertilidade masculina

Bom dia. Geralmente é realizado um espermograma controle após 2 ou 3 meses da cirurgia, esperando-se uma azoospermia (ausência de espermatozoides no ejaculado). Sugiro que o exame seja avaliado…

Aglutinação ausente não é sinal de infertilidade.
Esse termo aparece no espermograma e apenas indica que os espermatozoides não estão aderidos entre si, o que é um achado normal em amostras…

Dr. Henrique Roriz Castro
Urologista
São Paulo
nao porque atividade testicular so se iniciar com inicio do eixo hormonalna puberdade. O paciente deve ter alguma doença que precisa ser investigada para infertilidade

Especialistas falam sobre Infertilidade masculina

A dificuldade de engravidar é observada em cerca de 25% dos casais. Normalmente as causas são variadas, mas o exame de espermograma é o primeiro passo para o diagnóstico e definição do tratamento. O urologista/andrologista, é o responsável por essa avaliação nos homens, e indicar o melhor tratamento para melhorar as chances de gravidez. Sabemos hoje que a varicocele é a principal causa de infertilidade masculina, mas também alterações hormonais podem interferir na produção e maturação dos espermatozóides.

A infertilidade (do termo latino infertilitate), esterilidade ou infecundidade é a qualidade do que não é fértil. No âmbito da medicina reprodutiva, é o resultado de uma falência orgânica devido à disfunção dos órgãos reprodutores, dos gametas ou do concepto. Um casal é infértil quando não alcança a gravidez desejada ao fim de dois anos de vida sexual contínua sem métodos contraceptivos. A infertilidade pode ser feminina, masculina, feminina e masculina, ou ainda sem causa aparente.

Alain Machado Da Silva Dutra

Urologista

Santo André


Tratamento e acompanhamento das principais doenças que levam a infertilidade masculina. Com utilização de tratamento clinico e cirúrgico como nos casos de varicocele.

A infertilidade conjugal é problema relativamente frequente, atingindo até 15-20% dos casais, e por vezes causa ansiedade e estresse aos pacientes. O casal deve sempre ser avaliado em conjunto em situações de infertilidade, e cabe ao urologista avaliação rápida, objetiva e precisa do homem. O urologista deve diagnosticar as causas tratáveis (como varicocele, reversão de vasectomia, obstrução dos ductos ejaculatórios), diagnosticar causas genéticas e orientar o melhor método de reprodução assistida em casos idiopáticos, com impossibilidade de tratamento específico ou na falha deste. Deve-se manter estreito contato com a equipe de Fertilização Assistida para potencializar os resultados.

Rodrigo Rosa De Lima

Urologista

Goiânia


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), infertilidade é a incapacidade de um casal sexualmente ativo, sem o uso de métodos contraceptivos, de obter uma gravidez espontânea em 1 ano. Cerca de 15% dos casais não atingem a gravidez natural no período de 1 ano e buscam tratamento para infertilidade. Um em cada oito casais encontram dificuldade para conceber o primeiro filho enquanto um em cada seis casais apresentam a mesma dificuldade para a concepção do segundo filho.

Eduardo Barros

Urologista

São Paulo

Quais profissionais tratam Infertilidade masculina?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.