A mulher que amamenta ovolua fácil ou suprime um tempo?

3 respostas
A mulher que amamenta ovolua fácil ou suprime um tempo?
Dra. Juliane Ferreira
Médico de família, Generalista
São Bento do Sapucaí
Olá! Caso esteja em amamentação a livre demanda e exclusivamente com leite materno (sem suplementação com fórmula), há supressão da ovulação. O que varia de mulher para mulher é o tempo desta anticoncepção, podendo de 2 até 6 meses em média. Assim como qualquer método anticoncepcional, sua eficácia não é 100%, então é importante combiná-la com algum outro método que seja indicado no seu caso. Espero ter ajudado :)

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Mauro Tojo
Médico de família, Médico do trabalho
São Paulo
A amamentação pode, sim, suprimir a ovulação temporariamente, mas isso depende de diversos fatores. Durante a amamentação, o organismo da mulher produz altos níveis de prolactina, um hormônio que estimula a produção de leite e, ao mesmo tempo, inibe a liberação dos hormônios LH e FSH, necessários para a ovulação. Esse mecanismo pode resultar em um período de infertilidade temporária conhecido como Amenorreia Lactacional.

Entretanto, essa supressão não é garantida nem dura para todas as mulheres o mesmo tempo. Portanto, para quem não deseja engravidar novamente logo após o parto, é recomendável utilizar métodos contraceptivos adequados, mesmo durante a amamentação.
Dr. Fernando  Alves
Médico de família
Esteio
A amamentação teoricamente "protege contra gestação", mas o ideal para a contracepção é procurar um método de maior segurança e eficácia, como progestágeno ou DIU de cobre.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.