A olanzapina interrompe a menstruação? Antes eu tomava o de 2,5 mg, e minha menstruação vinha normal

3 respostas
A olanzapina interrompe a menstruação? Antes eu tomava o de 2,5 mg, e minha menstruação vinha normal, depois q mudei pra 5mg minha menstruação n veio mais. E estou com a barriga muito inchada. Enorme.
Bom dia! Esse é um efeito colateral possível, porém não tão comum quanto com outros antipsicóticos, como a risperidona. Isso acontece porque a olanzapina pode aumentar os níveis de prolactina, um hormônio responsável por, dentre outras coisas, a lactação (produção de leite). Apesar disso, há muitas outras causas para amenorreia (parar de menstruar) que precisam ser investigadas. Sugiro que entre em contato com seu psiquiatra para relatar esse efeito e ele possa investigar a causa. Caso você tenha relações sexuais recentes sem uso de algum método contraceptivo é ainda mais importante buscar auxílio médico. Converse com seu psiquiatra para que ele avalie se é necessário lhe encaminhar para ginecologista. Estimo melhoras!!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Amenorreia não é comum ao Olanzapina. Embora seja sabido os efeitos no sentido de aumento da curva glicemica intrissecos ao olanzapina é mandatorio descartar gravidez em curso. Procure seu medico assistente
Entendo a sua preocupação, isso realmente assusta e gera muita insegurança.
Alterações no ciclo menstrual e inchaço abdominal podem acontecer com a olanzapina, principalmente após aumento de dose, e geralmente estão relacionadas a alterações hormonais, como o aumento da prolactina. Isso não significa que algo grave esteja acontecendo, mas merece avaliação médica, especialmente quando surge de forma temporalmente ligada ao ajuste do medicamento.
O mais importante agora é não suspender a medicação por conta própria e realizar uma avaliação adequada para decidir se é necessário ajustar a dose, trocar o medicamento ou apenas acompanhar com exames.
Recomendo fortemente que você agende uma consulta psiquiátrica para avaliarmos seu caso com calma, revisarmos os sintomas, solicitarmos os exames necessários e definirmos a melhor conduta para você se sentir segura e bem novamente.
Você não precisa passar por isso sozinha, com o acompanhamento correto, é possível ajustar o tratamento e melhorar esses efeitos.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.