A partir de que idade devemos procurar essa especialidade médica e por quais motivos?

4 respostas
A partir de que idade devemos procurar essa especialidade médica e por quais motivos?
Em geral , após os 30 anos de idade , quando o envelhecimento se já se faz mais presente , com o objetivo de prevenção de doenças , orientação de saúde , preparar para o envelhecimento mais saudável , conduzir a vida de modo mais inteligente e eficaz , fazendo uso de medidas que foram comprovadamente eficientes , sem perder tempo com atitudes ou hábitos inadequados.

Olá, a Geriatria é uma especialidade médica que, por definição, cuida da saúde e do bem estar da pessoa idosa. Idoso é todo indivíduo com mais de 65 anos de idade. O clínico geral cuida do adulto, o pediatra da criança e o hebiatra do adolescente.
A Geriatria abrange desde a promoção de um envelhecer saudável até o tratamento e a reabilitação do idoso. O geriatra é um médico que utiliza uma abordagem ampla para a avaliação clínica, incluindo aspectos psicossociais, escalas e testes; por isso, a consulta geriátrica é, em geral, mais demorada.
Além de lidar com doenças como as demências, a hipertensão arterial, o diabetes e a osteoporose, o geriatra também trata de problemas com múltiplas causas, como tonturas, incontinência urinária e tendência a quedas. Ele também fornece cuidados paliativos aos pacientes portadores de doenças sem possibilidade de cura.
Portanto, a geriatria está indicada para pessoas com 60 ou mais anos de idade. Nenhum argumento justifica defender que o geriatra deva atender pessoas mais jovens com o argumento de que o envelhecimento comece antes dos 60 anos, o que é óbvio, mas há outras especialidades médicas que estão aparelhadas, para atuarem em fases anteriores aos 60. Uma especialidade, não pode e não deve enveredar pelos caminhos escuros do mercantilismo médico, isto é, negar a capacidade das demais especialidades. Se o argumento de abordar o envelhecimento antes dos 60 fosse válido, o geriatra deveria atuar desde o parto até a morte!
Para maiores detalhes, visite o site oficial da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
A geriatria deve ser preventiva pois se esperarmos as degenerações próprias do envelhecimento se instalarem e virarem doenças estaremos comprometendo o envelhecimento com qualidade e funcionalidade, pois quando as doenças que coexistem no idoso ainda obscuras chegam a aparecer, é porquê já está agravado em seus sintomas como se fosse a ponta de iceberg que só aparece depois de longa data já existindo
Por isso temos que pensar preventivamente então deve-se ir o mais precoce possível ao Geriatra
A Geriatria é a especialidade médica que cuida do idoso. No Brasil, é considerado idoso, pessoas acima de 60 anos. Então qualquer idoso pode procurar um idoso para avaliação e acompanhamento com um Geriatra, não importa qual doença esse idoso possa ter. Entretanto, sabemos que o envelhecimento ele inicia muito antes dos 60 anos, portanto para ter um envelhecimento saudável, uma pessoa deve buscar medidas desde adulto, caso a pessoa busque ser um idoso saudável, ativo e com qualidade de vida, o Geriatra pode ajudar, então, desde mais jovem pode-se buscar o Geriatra. Além disso, antes de ser Geriatra, somos formados em Clínica Médica, portanto temos condições de avaliação e conduzir adultos.