A pessoa que sofreu um período de depressão pode voltar ciclicamente a ter novos períodos? É uma

14 respostas
A pessoa que sofreu um período de depressão pode voltar ciclicamente a ter novos períodos? É uma síndrome que vai e volta ?
Existem diversos tipos de depressões com causas diferentes, durações dos episódios diferentes, riscos diferentes de novos episódios, respostas diferentes ao tratamento.
Após tratamento correto, por tempo suficiente, utilizando medicação e psicoterapia, pode ocorrer novos episódios da mesma depressão, ou pode ocorrer episódios de outros tipos de depressão. Mas o risco é muito menor comparado a quem não se tratou.

Existem depressões crônicas que necessitam de tratamento contínuo ao longo da vida, que caso o tratamento seja interrompido o indivíduo volta a ficar sintomático.

Essas particularidades só são elucidadas ao longo do tratamento, portanto só o seu médico e o seu terapeuta terão condições de esclarecer melhor essas questões.

Respeitosamente,

Complementando o que o Dr.Fábio disse o tratamento deve ser por tempo suficiente e com medicação adequada.Muitas vezes o paciente abandona o tratamento por considerar que já está bem sem consultar seu médico.O abandono precoce do tratamento pode levar a novos quadros depressivos,e até cronificação do quadro necessitando posteriormente de maior tempo de tratamento.
Quando tratada adequadamente e identificadas as causas e mantida sob administração, há pouquíssima possibilidade de retorno. Porem, visto que a depressão normalmente surge por imaturidade na administração de perdas ou de luto, novas ocorrências deste fatos podem trazer este transtorno a tona.
Isso é muito relativo, depende de diversas variáveis, mas de modo geral, se a pessoa com depressão tiver passado pelo tratamento psicológico adequado, a probabilidade dos comportamentos que compõem este transtorno voltarem a ocorrer será consideravelmente baixa.

Abraço!

Psicólogo Derek Kupski Gomes
Especialista em Análise do Comportamento
CRP:08/18317
Dificilmente a depressão quando bem trabalhada na abordagem da psicoterapia cognitiva comportamental recai ao estágio inicial. Mas a prevenção de recaídas é uma das técnicas utilizadas, já prevendo que poderá sim haver as recaídas, mas jamais ao estágio inicial do tratamento.
Como foi descrito acima pelo Dr. Fábio Silva, há depressão Crônica e situacionais causadas por eventos estressantes, perdas, todas levam um desequilíbrio neuroquímico. Mas o fato é uma doença das emoções, causando um sentimento de tristeza, desesperança e outros sintomas físicos e comportamentais. Logo seria bom um tratamento combinado Psiquiatra e Psicologia, pois havendo mudança cognitiva, só mudará o medicamento. A forma como pensa exerce um grande impacto na autoestima, na vida, adoecendo ou lhe desenvolvendo.
A questão da recaída é um ponto importante em todo e qualquer tratamento psicoterapêutico. Existe um campo de pesquisa muito vasto interessado em estudar os fatores e mecanismos que vulnerabilizam as pessoas à recaída. O protocolo conhecido como a Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness é o único recomendado pelo Instituto Nacional de Excelência Clínica (da Inglaterra), baseado em evidência, recomendado para a prevenção da recaída em Depressão. Procure um especialista em sua cidade. Existem especialistas no Rio de Janeiro e São Paulo, e na região Sul do Brasil especializado neste tratamento.
A depressão é uma doença que tende a ser recorrente. Existe a possibilidade do paciente apresentar outros episódios da doença num determinado momento da vida, sobretudo para aqueles que já apresentou um quadro de depressão. É importante que o paciente tenha uma boa relação médico -paciente para sua adesão ao tratamento medicamentoso e acompanhamento psicoterápico.
Se a depressão "passa" e você tem períodos intercalados de produtividade, energia e vitalidade? Se for assim, o diagnóstico de um transtorno bipolar pode levar muito tempo e você passará por vários especialistas até que se afirme o diagnóstico de "bipolaridade". Não tenha medo, todos temos problemas. Procure ajuda e orientação logo.
Se a depressão é recorrente (>2episódios na vida) aumenta muito a chance dela voltar novamente. è importante avaliar os fatores de risco (história familiar, uso de drogas, fatores estressores, sedentarismo, doenças crônicas etc), lidar com estes fatores de risco no sentido de extingui-los e fazer tratamento adequado (psicoterapia e;ou medicamento).
Qualquer sofrimento deve ser tratado caso a caso, pois todos nós temos diferenças. Por vezes encaminhamentos para um não servem para outro. Qualquer doença é formada por muitos fatores e muitos deles podem ser transformados. A psicoterapia é um dos encaminhamentos importantes e potentes para quem se sente deprimido.
Quando há um tratamento adequado e que finalizou todos os motivos que desencadearam a depressão a possibilidade de que a pessoa se depare novamente com os sintomas é mínima, porém em muitos casos as pessoas depressivas buscam ajuda psicológica e quando se sentem melhor interrompem, por conta própria o tratamento, mas nem sempre estão completamente curadas, nesses casos é comum que ela se depare novamente com os sintomas depressivos.
A depressão é multifatorial, e existe uma forte influencia genética, como apontam pesquisas recentes. O ideal é tentar compreender esses fatores individuais e familiares, para chegar a uma hipótese. Outro fator importante é a falsa melhora, o que leva a muitos pacientes interromperem o tratamento.
Infelizmente, as questões relacionadas à Saúde Mental ainda são tratadas com muito preconceito, pelo próprio desconhecimento, o que leva a abandonos constantes aos tratamentos.
Por ser uma síndrome essencialmente psicosòciogênica, e a cultura social é ambivalente, do sim e do não, num balanço quantitativo - o não costuma pesar mais.