A prescrição de antidepressivos só pode ser receitada se a depressão refletir no físico (como dores,

21 respostas
A prescrição de antidepressivos só pode ser receitada se a depressão refletir no físico (como dores, alimentação) ? Ou seja se eu sentir apenas angústia profunda e insônia não é necessário procurar um psiquiatra?
A depressão é um transtorno de humor que pode desencadear diversos sintomas. A insônia é também uma reação física que pode ser gerada por diversas questões, nesse caso seria muito importante realizar uma avaliação psicológica e psiquiátrica para verificar a necessidade de utilização de medicamentos ou não. Somente um profissional habilitado poderá verificar essa necessidade. A psicoterapia também irá ajudar muito no seu tratamento, pois o remédio irá aliviar os sintomas, porém não a causa, autoconhecimento é essencial. Espero ter ajudado. Abraço!

Olá seria legal fazer um acompanhamento multidisciplinar, ou seja, fazer uma avaliação com o psiquiatra, avaliar se tem a necessidade de medicação e paralelo fazer uma psicoterapia com o intuito de trabalhar as questões geradoras dos sintomas relacionados.
boa sorte.
A depressão tem nove sintomas, se a pessoa tiver pelo menos cinco do nove sintomas, já pode ser feito o diagnóstico de depressão, é necessário que o primeiro e o segundo sintoma dessa lista esteja presente:
1. Humor deprimido na maior parte do dia, quase todos os dias, conforme indicado por relato
subjetivo (p. ex. sente-se triste, vazio ou sem esperança) ou por observação feita por outra pessoa (p.
ex., parece choroso) (Nota: em crianças e adolescentes, pode ser humor irritável).
2. Acentuada diminuição de interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades na maior
parte do dia, quase todos os dias (conforme indicado por relato subjetivo ou observação).
3. Perda ou ganho significativo de peso sem estar fazendo dieta (por exemplo, mudança de mais de
5% do peso corporal em menos de um mês) ou redução ou aumento no apetite quase todos os dias.
(Nota: em crianças, considerar o insucesso em obter o peso esperado).
4. Insônia ou hipersonia quase diária.
5. Agitação ou retardo psicomotor quase todos os dias.
6. Fadiga ou perda de energia quase todos os dias.
7. Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva ou inapropriada (que podem ser delirantes) quase
todos os dias (não meramente autorrecriminação ou culpa por estar doente).
8. Capacidade diminuída para pensar ou se concentrar, ou indecisão quase todos os dias (por relato
subjetivo ou observação feita por outra pessoa).
9. Pensamentos recorrentes de morte (não somente medo de morrer), ideação suicida recorrente
sem um plano específico, tentativa de suicídio ou plano específico para cometer suicídio.
A pessoa não precisa saber de todos esses sintomas, caso ela sinta de forma subjetiva que está deprimida, ela já pode procurar o médico, psiquiatra ou o clínico geral mesmo, caso a pessoa não tenha acesso a um psiquiatra, o médico então que irá fazer o diagnóstico e entrar com a medicação antidepressiva.

Psiquiatras têm formação superior em Medicina e podem prescrever medicamentos, quando for o caso, para auxiliar em tratamentos caso veja a necessidade, com o foco de redução dos sintomas que levam ao mal estar psíquico do paciente. O objetivo é a melhoria da qualidade de vida a curto e médio prazos, geralmente com o uso de medicamentos.
Psicologia e Psiquiatria são ciências que se complementam, quando necessário. Há pacientes que não precisam recorrer ao uso de medicamentos, enquanto outros precisam de tratamentos que combinam a psicoterapia (conduzida pelo psicólogo) e o uso de medicamentos (prescritos pelo psiquiatra), para que possam efetivamente melhorar sua qualidade de vida.

Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
A depressão é um transtorno de humor que muitas vezes aparece de forma silenciosa podendo ser confundida com a tristeza, são vários os sintomas por isto a necessidade de uma escuta clínica, anamnese através de testes como Escala Becker Depressão/ Ansiedade e outros quando há comorbidades. Como terapeuta Cognitiva Comportamental aplico testes, escuto o cliente, avalio, oriento o cliente sobre o resultado posteriormente faço um encaminhamento para um psiquiatra quando necessário ,
Atenciosamente
A terapia cognitivo comportamental é a mais indicada no tratamento da depressão. A insônia da parte do quadro depressivo. Procure um especialista em depressão e insônia. Procure um psicólogo
Olá! Qualquer sinal de depressão pode e deve ser analisado com carinho e cuidado. O emocional abalado consequentemente afeta o lado físico, então são duas coisas que se interligam. Seria necessário você consultar um psicólogo e psiquiatra para você entender o que está ocorrendo em sua vida e pensar em estratégias para melhorar.
Espero ter ajudado!
Cada quadro depressivo precisa ser avaliado por um médico especialista, pois só assim será possível entender a gravidade e qual é o tratamento mais adequado. Além disso, não existe um tempo pré-estabelecido para os tratamentos, sendo necessário avaliar a evolução do caso do paciente e ir ajustando o que for necessário.
Alguns dos principais tratamentos para depressão, são: A Psicoterapia, (procure um Psicólogo).
Em casos de depressão leve, somente a psicoterapia pode ser um tratamento eficaz para a doença. Isso não significa que não seja indicada em quadros de depressão mais grave. A psicoterapia é essencial para todos os tipos de pacientes depressivos, pois tem como objetivo trabalhar as causas emocionais que desencadearam o transtorno.
A Medicação, todo paciente com depressão deve consultar um psiquiatra, pois ele poderá indicar se há ou não necessidade de medicação para o tratamento da doença. Remédios antidepressivos são indicados, principalmente, em casos de depressão moderada ou grave, mas cabe apenas ao psiquiatra tal avaliação.
Os Tratamentos naturais. Estes não substituem o tratamento médico e a necessidade de psicoterapia e medicação, mas os tratamentos naturais podem contribuir e ajudar a trazer resultados positivos com o tempo.
Prática regular de exercícios: estímulo do prazer e bem-estar;
Ingestão de alimentos ricos em ômega 3: salmão, sardinha e sementes de nozes são alguns dos exemplos;
Ingestão alimentos ricos em vitaminas B e D: frango e ovo, por exemplo, ajudam a dissipar o cansaço mental e físico;
Beber suco de uva, maracujá e maçã: todos ajudam acalmar e combater o cansaço mental e físico.
Os Tratamentos alternativos também ajudam, mas não descarta a necessidade de Psicoterapia e medicação. O Yoga, Reiki, acupuntura, meditação são ótimos tratamentos alternativos que podem auxiliar no combate à depressão. Cada um da sua maneira, todos proporcionam relaxamento e sensação de bem-estar. Os benefícios virão se praticados com regularidade.
Além disso, outras atividades, como pintura, leitura e dança, também podem ajudar na luta contra a depressão, aliviando o estresse e a ansiedade.
Portanto, procure um Psicólogo e um médico psiquiatra para avaliar se no seu caso é necessário o uso de medicação.
Espero ter ajudado! Abraço!
Oriento buscar sempre um médico diante de qualquer quadro de sofrimento! Angustia profunda e insônia também são indicativos de que existe algo para ser cuidado. Sim! Procure um profissional!
Não, não. A indicação de antidepressivos é para qualquer tipo de dor: física ou psíquica. Mas te oriento a procurar um psiquiatra para te indicar o medicamento ideal para o seu caso. Espero ter te ajudado.
A depressão é uma doença que precisa de tratamento assim como as outras doenças precisam.
O tratamento mais eficaz é feito com análise do psiquiatra e do psicólogo, pois o tratamento de forma conjunta potencializa os resultados.
Olá. Tendemos a fazer uma distinção muito grande entre o que é físico e mental, mas esquecemos que o corpo engloba ambos. Se você sofre com insônia por sentir uma forte angústia antes de dormir, seu organismo já está se alterando, pois não consegue relaxar, diminuir o ritmo, descansar e produzir os hormônios que são liberados durante o sono. Sendo assim, mesmo que seus sintomas sejam tristeza profunda e dificuldade de dormir, o psiquiatra vai avaliar o quanto isso está afetando seu cotidiano. Provavelmente áreas como a atenção e o pensamento (cognição), rendimento nas tarefas que se dispõe a fazer (social) e cansaço (fisiológico) devem estar alteradas. Depressão é uma doença que pode ser bastante debilitante, mas que tem grandes chances de ser enfrentada com os tratamentos adequados. Consulte, de preferência, um psiquiatra para fazer uma avaliação e ver se há necessidade de medicação e um psicólogo para entender melhor sobre o que você está passando e buscar lidar com isso. Abraço!
Olá. A indicação de medicação deve ser feita para cada caso específico, não necessitando apenas ter sintomas físicos. Sugiro que procure ajuda de psiquiatra e psicólogo. Abraço
Olá. É importante neste primeiro momento buscar ajuda de um psicólogo, é muito provável que o profissional solicite também uma avaliação com o médico psiquiatra.
Levando em consideração a subjetividade humana, é fundamental este acompanhamento com o psicólogo.
Sobre os sintomas físicos, vale ressaltar que mente e corpo não se separa, por isto, em muitos momentos a parceria dos dois profissionais, funciona muito bem no que tange a saúde mental.
Abraços!
Olá. Recomendo que nesse momento, você busque uma orientação tanto psicológica quanto psiquiátrica. Uma psicoterapia na abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental, é uma boa opção, pois a psicóloga (o) poderão aplicar testes específicos para o seu caso em questão (Escala de depressão de Beck) avaliando o quadro de forma mais completa e averiguando a necessidade de busca por um psiquiatra.
Fico à disposição para possíveis dúvidas.
Abraços.
Olá! A decisão em procurar um psiquiatra não precisa estar relacionada a um ou a outro tipo de sintoma. Se existe um sofrimento, que interfere em sua vida, você deve procurar por ajuda e por uma boa avaliação, que pode ser psiquiátrica.
Olá, vamos começar com calma, seria interessante você marcar uma consulta com um psicólogo que ouvirá você atentamente. Em seguida, havendo necessidade este profissional poderá te encaminhar para um colega psiquiatra para que juntos possam te auxiliar da melhor forma, ok? bj
Boa noite. Se você apresenta esse desconforto relatado, com certeza você deve procurar um psiquiatra. Nem todo mundo tem os mesmos sintomas na depressão e nem na mesma intensidade.
A angústia e insônia são tratadas pelo psiquiatra, além disso seria interessante você fazer terapia para entender mais a fundo o que está acontecendo. Atenciosamente
Olá! Se você já traz essa dúvida, eu me pergunto, como você foi avaliado como depressão? Sugiro que busque por ajuda profissional de um psicanalista/psicólogo, para uma correta interpretação das suas emoções e assim, se for o caso, esse profissional lhe encaminhará para um psiquiatra, para concomitantemente fazer um tratamento. Não faça auto medicação, além de perigoso, pode ser desnecessário.
Ola! Os anti-depressivos são prescritos de acordo com o tipo de depressão, independente se for leve, moderada ou grave. Portanto, é importantíssimo, procurar um psicólogo para que possa avaliar seu quadro e caso seja realmente necessário, lhe indicará para uma consulta com o psiquiatra.
Estou à disposição. Forte abraço!
Procure um psicólogo que avaliará os seus sintomas e te orientará sobre a necessidade de unir a psicoterapia com a medicação prescrita por um psiquiatra. Os medicamentos ajudam no controle e alívio dos sintomas físicos e psicológicos e são indicados dependendo da avaliação feito pelos profissionais que acompanham o caso.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!