A proteína eleva a glicemia?

3 respostas
A proteína eleva a glicemia?
Olá! A proteína tem potencial hiperglicemiante sim. Porém, dentre os 3 macronutrientes (carboidrato, proteína e gorduras), o carboidrato, obviamente é o que mais interfere. 100% do que ingerimos de carboidratos vira glicose (entre 15 min e 2h após ser consumido), enquanto que da proteína, entre 35 e 60% (de acordo com a capacidade digestória de cada um) vira glicose. Essa capacidade de aumentar a glicemia normalmente não é percebida, porque o tempo de absorção varia entre 3 e 4 horas. O mesmo acontece com a gordura dos alimentos (10% vira glicose), que só chega ao sangue após aproximadamente 5 horas da ingestão.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. A sua pergunta não está clara. Sugiro reformular.

As proteínas podem elevar a glicemia não em tempo e potencial iguais ou tão impactantes como os carboidratos (pães, arroz, batata, macarrão), que são os principais macronutrientes responsáveis pelo aumento da glicemia. Pelo contrário, uma das estratégias para melhorar o controle glicêmico, é a inserção de proteínas magras e outros grupos alimentares - fibras, verduras, legumes, frutas, leguminosas, farelos integrais, castanhas e gorduras boas - bem distribuídos durante o dia todo, em quantidades adaptadas as necessidades individuais. Proteínas também podem ter um papel estratégico, por exigirem maior gasto metabólico e ao mesmo tempo promoverem mais saciedade, facilitando a perda de peso, que é um dos fatores para alterações do perfil glicêmico (resistência a insulina, diabetes, entre outras doenças).

Especialistas

Gabriela de Castro

Gabriela de Castro

Nutricionista

Fortaleza

Ully Alla

Ully Alla

Médico clínico geral

São Paulo

Uyara Lima

Uyara Lima

Nutricionista

Recife

Claudiane Silva Marcondes

Claudiane Silva Marcondes

Nutricionista

Londrina

Vivianne Magalhães Gomes

Vivianne Magalhães Gomes

Nutricionista

Rio de Janeiro

Paulo Harada

Paulo Harada

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 788 perguntas sobre Diabetes

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.