A psicanalise pode ajudar na ansiedade?

14 respostas
A psicanalise pode ajudar na ansiedade?
Sem dúvida, a psicoterapia de orientação psicanalítica identifica qual é a angústia subjacente ao sintoma, ou seja, investiga quais as causas inconscientes para a ansiedade e através da elaboração dessas causas, permite mudanças positivas.

A psicanálise é uma teoria sobre o funcionamento psíquico e uma terapêutica para o sofrimento psíquico. Uma das formas em que temos conhecimento do sofrimento psíquico é a ansiedade.Inclusive a ansiedade se encontra como um dos primeiros sintomas de várias patologias psíquicas. A psicanálise como um tratamento vai se ocupar da linguagem que o inconsciente esta usando ,através do afeto da angústia e ansiedade para se manifestar . Assim ,a psicanálise vai tratar a ansiedade,sempre que o paciente a identificar como algo que prejudique a sua vida em qualidade.
Com certeza.
Ajuda e muito, não tenha dúvida.

Att
Sayonara Machado
Sem dúvidas a psicanálise é uma ferramento valiosa para a jornada de auto-conhecimento e de reflexão como um todo. A ansiedade tem origens diversas. Fatores psíquicos individuais no enfrentamento(ou não) de situações da vida, e a psicoterapia pode auxiliar a explorar sua causa e novas formas de enfrentamento.

Atenciosamente,
Leandro Winter
Com certeza!
A Psicanálise ajuda em qualquer sofrimento, inclusive na ansiedade.
Para isso é preciso que o paciente faça análise com um bom psicanalista, que vai escutá-lo e fazer o processo de associação livre de palavras, método utilizado por Freud.
Quando o paciente se escuta, ele consegue trazer à tona seus sofrimentos mais íntimos, que proporcionam a possibilidade de reflexão e consequentemente, de melhora de sua ansiedade.
Sim, através da psicanálise é possível trazer a consciência do analisado as causas que foram recalcadas e causam o quadro. Ao identificar as questões que levam ao quadro, o paciente tem a possibilidade de elaborar e desta forma rever a forma como lida com as situações relacionadas.
Sim, pode ajudar. Segundo Freud a psicanálise é uma medida terapêutica, ou seja, uma forma de lidar com os adoecimentos psíquicos. E segundo Lacan a psicanálise é um meio de reconstrução da história do paciente. Ou seja, através da psicanálise é possível conseguir efeitos terapêuticos e também ir além disso através de um processo profundo de autoconhecimento.
Poderia ajudar sim. Você terá um momento seu, onde poderia falar de suas angústias, seus pensamentos , seu funcionamento. O nível de ansiedade vaí reduzir muito. Abç
Olá,
A ansiedade é um sintoma. A psicanálise poderá te ajudar a aliviar este sintoma.
Mas, mais do que isso, o que acontece no processo de análise são as descobertas acerca desta ansiedade, evitando que apenas se transfira o sintoma para uma outra situação.
Se você deseja iniciar uma trajetória de autoconhecimento, com amor à suas verdades, atualizando e ressignificando muitas questões, a psicoterapia de orientação psicanalítica é indicada.
Poderá lhe ajudar sim. É importante que você busque um profissional e inicie um processo de análise para que o mesmo não se intensifique ou se desloque para outro sintoma.
A psicanálise é uma abordagem que trabalha com os conteúdos inconscientes através do discurso do paciente. A ansiedade é uma reação do corpo que pode provocar angústias e sintomas. Com o apoio das teorias e práticas da psicanálise, o psicólogo pode investigar o que leva o paciente a ter um grau tão elevado de ansiedade que prejudica seu estado emocional e psíquico.
Sim, pode! Cada história de vida é única e a ansiedade pode estar atrelada a um sintoma que desencadeia comportamentos ansiosos.
A psicanálise (e também outras abordagens), irá ajudar a compreender e trazer a consciência à origem desse comportamento.
Bom dia,
A psicanálise é muito eficiente no tratamento da ansiedade. A angustia está associada a conflitos inconscientes a que estamos submetidos. Esses conflitos estão ocultos devido ao medo que possuímos de entrar em contato com nossos desejos e limitações, pois onde existe um conflito existe uma escolha a ser realizada. Dessa maneira, você teme perder algo muito importante se tiver que tomar uma decisão. O analista poderá ajuda-lo a compreender seus conflitos e as implicações de suas opções. Assim, você estará apto para decidir conscientemente qual é sua melhor escolha. Esse é o caso da ansiedade pontual, ou seja, ansiedade não é algo normal no seu dia a dia. No entanto, você se encontra, momentaneamente ansioso. No caso da ansiedade genérica, onde o você se sente ansioso o tempo todo, a psicanálise também é muito eficaz. No entanto, os motivos da ansiedade remontam a circunstâncias traumáticas do passado, muitas vezes inconscientes, que criaram em você um estado constante de alerta. Da mesma maneira o analista pode ajudá-lo a reorganizar seu psiquismo de maneira a você não ter que usar mais esse tipo de defesa. Espero ter ajudado.
Olá!
Sim.
No meu entendimento vem a ser o principal tratamento resolutivo. Ansiedade é um mal-estar (subjetivo) ou apreensão (subjetiva) diante de “entraves--estímulos” (episódios vitais, da existência).
Sintomas são acicates que a natureza usa para que possamos evoluir. Nós crescemos de dentro para fora. Quando termina o "prazo de validade"para vivermos com um determinado sistema de crenças, ele precisa ser revisto e refeito, isto é precisamos eduzir, isto é "tirar de dentro",uma nova natureza para com ela darmos conta das atuais demandas da vida. A nova iniciação através de análises de sonhos tem sido de grande eficiência na condução desse processo, pois o nosso princípio diretor espiritual (self), formulador dos sonhos, nos mostra novos rumos e novas crenças.