A reumatologista receitou Azulfin para minha filha, 15 anos, para espondiloartropatia, um pela manhã

2 respostas
A reumatologista receitou Azulfin para minha filha, 15 anos, para espondiloartropatia, um pela manhã e um à noite, e após três semanas, aumentar para um comprimido e meio pela manhã e noite. Como fazer se a bula recomenda não repartir o comprimido e não há apresentação do medicamento na concentração de 250 mg?
Dra. Lara Melo
Reumatologista pediátrico, Pediatra
Barueri
Olá.
A dose do Azulfin é calculada por peso do paciente. Infelizmente, as vezes, é necessário partir o comprimido . A eficácia será vista em consulta médica, onde será avaliado a melhora do quadro clínico e dos exames do paciente.
Assim, será possível avaliar se a medicação está sendo efetiva aplicada dessa forma. Caso não esteja, seu reumatologista pode modificar a dosagem, a forma como o comprimido está sendo ofertado ou até de medicação.
Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Daniela Gerent Petry Piotto
Pediatra, Reumatologista pediátrico
São Paulo
O Azulfin (sulfassalazina) geralmente vem na apresentação de 500 mg, e a bula recomenda não partir o comprimido devido ao revestimento entérico, que protege o estômago e melhora a absorção do medicamento.

Para ajustar a dose conforme a recomendação da reumatologista (750 mg pela manhã e 750 mg à noite), algumas opções podem ser consideradas:

Verificar com a farmácia se há manipulação da sulfassalazina em cápsulas de 250 mg, o que permitiria atingir a dose sem partir o comprimido.

Consultar a médica para avaliar a possibilidade de manter a dose de 500 mg por mais tempo antes de aumentar diretamente para 1000 mg, dependendo da tolerância da paciente.
Se for necessário partir, verificar se a médica considera seguro, pois em alguns casos a necessidade clínica pode justificar essa conduta, apesar da recomendação da bula.
O ideal é discutir essas alternativas com a reumatologista antes de qualquer ajuste na medicação. Se precisar sou reuamtologista pediatra e atendo ate 21 anos. Um abraço

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 44 perguntas sobre Azulfin
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.