A risperidona corta/reduz o efeito da ritalina? comecei tomar risperidona 1 mg 3x ao dia tem duas se

3 respostas
A risperidona corta/reduz o efeito da ritalina? comecei tomar risperidona 1 mg 3x ao dia tem duas semanas, me sinto cansado, e parece que a ritalina não tá fazendo o efeito como fazia antes
A risperidona pode diminuir o efeito da Ritalina* (metilfenidato) e vice-versa. Mas, há situações em que as duas medicaçoes sao usadas simultaneamente. Fale com seu psiquiatra, que conhece pessoalmente seu caso e os detalhes de seu tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A risperidona é um medicamento antipsicótico frequentemente usado no tratamento de condições como esquizofrenia, transtorno bipolar e distúrbios do espectro autista. A ritalina, por outro lado, é um estimulante comumente prescrito para tratar o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Esses medicamentos têm diferentes mecanismos de ação e são usados para tratar condições distintas.

A risperidona não é conhecida por cortar ou reduzir o efeito da ritalina. No entanto, a sensação de cansaço que você está experimentando pode ser resultado dos efeitos colaterais da risperidona, que incluem sonolência e fadiga em algumas pessoas. Esses sintomas podem afetar sua resposta à ritalina, já que o cansaço e a sonolência podem interferir na sua capacidade de concentração e atenção.
Bom dia! A risperidona não “corta” diretamente o efeito da Ritalina (metilfenidato), mas pode sim reduzir a percepção da estimulação porque atua de forma oposta em alguns sistemas do cérebro. Ela bloqueia receptores de dopamina e serotonina, enquanto a Ritalina aumenta a disponibilidade de dopamina e noradrenalina. O resultado pode ser uma sensação de cansaço, sedação ou menor eficácia aparente da Ritalina. De qualquer forma é importante relatar para a sua psiquiatra essa questão para que juntos vocês consigam achar uma estratégia adequada para o seu caso. Abraços.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.