a síndrome de poland se resolve com fisioterapia ou somente com cirurgia plástica ?

3 respostas
a síndrome de poland se resolve com fisioterapia ou somente com cirurgia plástica ?
A característica mais comum da Síndrome de Poland é a agenesia, ou seja, falta do musculo peitoral maior de um dos lados. É uma síndrome bastante comum e só de julho de 2017 até agora operamos dois casos um masculino e um feminino. No masculino é mais simples pois a simples colocação de um implante peitoral masculino romboide resolve o problema com resultados espantosos. O paciente que operamos esperou 40 anos por isto, veio da Bahia, e foi operado em nosso Serviço há 2 meses. No caso feminino, temos que esperar ter idade suficiente para colocar um implante mamário (prótese) que melhora bem o problema e depois complementamos com enxertia de gordura. No caso de criança ou adolescente, como temos uma agora, fazemos inicialmente a enxertia de gordura e depois, após os 17/18 anos colocamos a prótese.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ela não se resolve. A síndrome consiste no nascimento SEM um ou mais músculos específicos e outras possíveis deformidades. Resolver seria se pudéssemos fazer surgir as partes em falta. Mas isso ainda não é possível. O tratamento é o posicionamento de outros músculos, gordura e/ou prótese para deixar as regiões afetadas o mais semelhante possível ao outro lado. E isso é só com cirurgia plástica. Abraço!
A Síndrome de Polland é uma alteração congênita (desde o nascimento) unilateral, que consiste na ausência de um um ou mais músculos peitorais, desenvolvimento incompleto ou ausência de uma mama ou mamilo, alteração do membro superior, podendo também acometer costelas e tecido subcutâneo. Pode ter comprometimento e gravidade variáveis de caso para caso. O tratamento é cirúrgico e dependente da deformidade, tem como objetivo reconstruir elementos ausentes e deixar com a melhor simetria possível. Como o paciente não possui alguns tecidos, a fisioterapia isolada não é suficiente para resolução do problema, podendo ser realizada complementar ao pós operatório.

Especialistas

André Hazan

André Hazan

Cirurgião plástico

Rio de Janeiro

Lucas Amaral Carvalho Cunha

Lucas Amaral Carvalho Cunha

Cirurgião plástico

Formiga

Diego Paiva

Diego Paiva

Cirurgião plástico

Goiânia

Edmilson Lucio da Silva

Edmilson Lucio da Silva

Cirurgião plástico

Brasília

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Flavia Rabelo Frayha

Flavia Rabelo Frayha

Alergista, Pediatra

São Vicente

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 72 perguntas sobre Síndrome De Poland
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.