A tecnologia tem impacto nos transtornos mental?

19 respostas
A tecnologia tem impacto nos transtornos mentais?
Olá, sim a tecnologia pode impactar nossa saúde mental, inclusive já temos estudos científicos sobre isso.
Mas, é importante salientar que é o para quê, o como e quando essa tecnologia é usada que vai realmente dizer os impactos dela na sua saúde mental.

Já existem vários estudos sobre os impactos do uso (excessivo) dos componentes tecnológicos e das redes sociais, podendo influenciar diretamente na atenção, raciocínio, memória. Porém, não é o único fator que desencadeia um transtorno, sendo necessário avaliar cada caso.

Olá! Pesquisas mostram que o uso das telas pode alterar o funcionamento do cérebro, principalmente no que se refere aos neurotransmissores do bem-estar. As tecnologias, quando em excesso, potencializam esse funcionamento de uma maneira não saudável e, inclusive, causam fenômenos de dependência. Há também uma relação entre o uso excessivo das redes sociais, jogos muito violentos e séries com o surgimento de sintomas de ansiedade patológica, depressão e privação do sono. Na fase da juventude, o uso excessivo da tecnologia afeta o desenvolvimento e faz perder outras experiências sociais importantes. Entre os principais sintomas psicológicos destacam-se: irritabilidade, ansiedade e frustração. Sintomas físicos também são comuns, como dores no pescoço e visão turva. Temos que entender que o uso de tecnologia é algo inerente à nossa espécie. Desde os primórdios inventamos ferramentas que são uma extensão de nós mesmos. A roda amplia nossa capacidade de locomoção. O fogo possibilita ampliar nossa visão, capacidade de aquecimento e produção de energia. E o mundo digital pode ser considerado uma extensão de nossa mente e intelecto. Ele é um ótimo apoio inclusive para o trabalho intelectual. Resumidamente a tecnologia amplia nossa capacidade intelectual, nossa capacidade de trabalho, nossas interações, aprendizado, mas não podemos negar nosso inconsciente diante de tanta informação, conheça-te, forte abraço!
Como digo, realmente pode haver impactos para a saúde mental, mas é preciso entender de quais tecnologias você se refere e quais os impactos para entendermos de que tipo de relação estamos falando.
Sim pode sim, ainda mais se gerar comportamentos e sentimentos disfuncionais. Mas a parte boa é que vc não está sozinha(o). Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Essa possível dependência e/ou vício que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Oi, tudo bem?
Que pergunta estimulante a sua e a resposta é sim, com certeza. Agora, para mensurarmos tais impactos e atribuirmos a eles uma qualidade você precisaria ser um pouco mais específico sobre o que exatamente queres saber. Fico a disposição. Grande abraço.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Oi! Sim,existem estudos comprovando mas você tem algum transtorno mental que perceba que a tecnologia está te afetando?
Olá, como os colegas acima disseram, a tecnologia pode sim influenciar diretamente em nossa saúde mental, mas é importante tentar mensurar junto a um profissional e de quais tecnologias necessariamente você está falando. Espero ter ajudado, abraços!
ola, de certa forma sim, porque tudo em exagero prejudica, em geral a tecnologia é uma aliada e se não nos atualizarmos e aderirmos a tecnologia também nos prejudicaremos.
Sim, impacta. Transtornos tem várias origens, mas são mais alimentados no dia-a-dia por pensamentos distorcidos. Na TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada -, por exemplo, a ansiedade pode levar ao uso excessivo da tecnologia. E a armadilha a desarmar pode ser justamente o afastamento dela, se estiver causando prejuízos. Ressalvo que os jogos e as redes sociais são apenas ferramentas. O modo como cada um vê e utiliza a tecnologia é determinante para nutrir ou inibir os efeitos negativos dos transtornos. À disposição!

O uso de telas, redes sociais, tecnologia certamente têm fortes impactos na saúde emocional e mental. Diante disso, temos que tomar alguns cuidados. O que realmente vem refletindo em você? Problemas para dormir, depressão, ansiedade, tristeza, angústia? Tudo na vida tem que ter um equilíbrio. Ficar atenta para não usar as telas por muito tempo, pode ter o mesmo efeito que um vício, isso quer dizer, que pode gerar o mesmo efeito ao vício em cocaína, por conta da dopamina (neurotransmissor que tem efeito de bem-estar, de prazer). A tecnologia veio para somar e ajudar, mas tem um limite. Qualquer coisa, estou à disposição.
Ola, pesquisas mostram que o uso de telas em excesso pode causar danos tanto ao adulto quanto à criança. É importante estabelecer limites para essa exposição.
Olá! A tecnologia, assim como outras ferramentas que dispomos, pode ser utilizada de forma produtiva ou destrutiva. Você pode utilizar a tecnologia para ter acesso a mais informações, buscar vínculos, construir pontes com a realidade. No entanto, também é possível que a tecnologia seja utilizada como um fechamento e aí há de se ter cuidado. Também, existem evidências relacionadas ao uso excessivo, gerando dependência e outros sintomas como ansiedade, transtornos relacionados ao sono ou depressão.
A tecnologia em uso demasiado prejudica a saúde mental, pois pode provocar o adoecimento, desenvolvendo transtornos mentais ou pode ser a consequência de transtornos já existentes que está mau assistida. Também vale lembrar que o uso demasiado das tecnologias pode prejudicar o sono, momento tão importante para a saúde humana. Não podemos negar a importância destas ferramentas, devidas as suas utilidades, porém use em modo equilibrado.
Quando utilizado de forma exagerada e inadequada, a tecnologia impacta significativamente na piora e no desencadeamento de transtornos mentais sim.
Olá, importantíssimo questionamento... Sim, a tecnologia afeta significativamente todos nós e, consequentemente, os possíveis transtornos mentais, tanto positiva quanto negativamente. Por um lado, pode ser muito útil, por exemplo, no que diz respeito à aplicativos e plataformas digitais, oferecendo suporte para lidar com sentimentos, emoções, pensamentos... bem como promover maior acessibilidade de informações sobre saúde mental. Entretanto, o uso excessivo e descontrolado das redes e mídias digitais, podem levar ao isolamento social, aos comportamentos imediatistas, ao aumento da ansiedade e da depressão (para citar apenas os mais evidentes...). Considerando todos estes aspectos, é muito importante dosar o uso da tecnologia e estar atento aos sinais de que o uso excessivo ou inadequado da tecnologia está afetando negativamente a saúde. Espero ter contribuído na compreensão e me coloco à disposição!
Olá,
A tecnologia, assim como qualquer outra ferramenta, pode ser utilizada para nos auxiliar. No entanto, se mal utilizada, pode oferecer sim um risco a saúde. Como por exemplo, vícios, má informação, compulsão, dentre outros. Como qualquer ferramenta, é necessário saber os limites e como se utilizar dela para usufruir de seus benefícios.
Espero ter oferecido algum insight :)
Sim, a tecnologia pode influenciar os transtornos mentais, seja negativamente, acentuando-os e agravando os casos, ou positivamente, servindo como ferramentas para um possível tratamento.
Com certeza.