AAS pode provocar diminuição de plaquetas e do VPM no hemograma?

5 respostas
AAS pode provocar diminuição de plaquetas e do VPM no hemograma?
Dr. Jackson Ribeiro Fernandes
Médico clínico geral, Generalista, Médico de emergência
Barueri
Sim, o AAS pode induzir purpura trombocitopenica idiopática que reduz as plaquetas e predispõe sangramentos. Nesses casos, recomendo a avaliação médica para melhor entendimento do caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim! Sobretudo a diminuição do número de plaquetas e do VPM pode aumentar o risco de sangramento e deve ser avaliada por um médico.
Dr. José Lopes
Generalista
Vitória
O AAS pode alterar a função plaquetária, mas raramente causa redução significativa no número de plaquetas. O VPM pode ser afetado, variando de aumento ou diminuição, dependendo da resposta do corpo ao uso prolongado de AAS. Se você estiver tomando AAS regularmente oriento manter os exames em dia para antecipar possíveis problemas.
Dr. Abner Augusto Leandro de Lima
Médico clínico geral, Especialista em clínica médica
Medianeira
O AAS não reduz o VPM diretamente, nem costuma diminuir muito o número de plaquetas em pessoas saudáveis.

Raras exceções: Algumas pessoas em uso prolongado de AAS e em doses mais elevadas podem causar pequena redução por atrapalhar função de coagulação, mas isso aumentaria o VPM por necessitar de mais células jovens na corrente sanguínea.

Se o hemograma mostrar plaquetas baixas ou VPM alterado de forma persistente, é importante investigar outras causas, como deficiências de vitaminas, problemas de medula ou doenças imunológicas.

Marque sua consulta para avaliarmos seu caso em particular. Estou a disposição para te ajudar a entender essas alterações.
Bom dia, o AAS causa uma redução na agregação plaquetária para evitar que se for em coágulo e também água na inflamação, devido a isso pode sim estar associado a uma redução do VPM e em alguns casos diminuir o número de plaquetas, o ideal é realizar acompanhamento médico recorrente para avaliação constante e seguimento do uso contínuo de AAS.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 190 perguntas sobre Aas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.