Adianta tomar litio durante a abstinencia de sertralina ? tomo 100mg ha 2 anos, e estou ha uma seman
Adianta tomar litio durante a abstinencia de sertralina ? tomo 100mg ha 2 anos, e estou ha uma semana sem tomar. Os sintomas da abstinencia sao horriveis. Tenho uma cartela de litio que me receitaram no começo do tratamento e ja tomei por 6 dias. Faz sentido fazer isso ?
5 respostas
O mecanismo de ação do Lítio é completamente diferente do da Sertralina. Não é indicado para combater os efeitos da retirada. Sugiro procurar um especialista, beber água , comer alimentos ricos em triptofano ( como banana e chocolate amargo). Espero ter ajudado.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
O mal estar da retirada da Sertralina é passageiro. Geralmente tontura e enjoo. O melhor seria você ter feito uma retirada gradual, passar para 50 mg uns 5 dias e depois 25mg mais 5 dias e se ainda tivesse sintomas, intercalar 25mg dia sim dia não novamente uns 5 dias.
Bom dia....sugiro , para retirar/descontinuar Sertralina 100 mg , que use, por 15 dias, 1 cp só 'as segundas, quartas e sextas,.....depois, por mais 15 dias, 1cp também, mas só as terças e quintas.... depois, METADE de 1 cp por mais 15 dias mas só as terças e quintas.....DEPOIS, de 15 dias, tente retirar..caso não consiga, retorne ao seu médico psiquiatra para orientação, pois é comum a abstinência após retirada da Sertralina após 2 ou mais anos de uso....mas irá dar certo....PS.:-não se esqueça nunca de exercícios físicos, mesmo que seja caminhada de 400 m/dia OU Pilates(excelente para quem esteja sedentário e queira retomar exercícios ) OU subir/descer escadas, etc....e EVITE notícias alarmantes... Abraços e espero que tenha sido útil
Considero importante que busque consultar um psiquiatra para avaliação de uma melhor conduta ao seu caso. As medicações de controle não podem ser usadas de forma aleatória e sim orientadas por profissionais competentes. Trabalhamos com substancias e doses em cada caso e dentro das necessidades de cada paciente .
A sertralina e o Lítio possuem mecanismos de ação diferentes. O Lítio não diminui os sintomas de retirada abrupta da Sertralina. Não sei qual foi a indicação do lítio no seu caso. Importante salientar que a dose terapêutica do Lítio é muito próxima da dose de intoxicação ( tremores, diarréia, insuficiência renal aguda etc). Procure seu médico para fazer a retirada gradual e suspenda o Lítio. Um grande abraço.
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.




