Administrei 5ml de ibuprofeno 40mg/ml ao meu filho de 4 anos q estava com 38°c e tempertatura caiu n

Administrei 5ml de ibuprofeno 40mg/ml ao meu filho de 4 anos q estava com 38°c e tempertatura caiu nos 35°c. É normal?

2 respostas


Não é normal cair tanto a temperatura. Melhor agasalhar a criança até normalizar a temperatura. A dose varia de acordo com o peso da criança. Ou a dose foi alta ou a criança não tem boa tolerância ao ibuprofeno.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


A queda da temperatura para **35°C** após o uso de antitérmicos como o ibuprofeno é um fenômeno conhecido na pediatria como **hipotermia medicamentosa** ou "crise térmica". Embora cause preocupação nos pais, na grande maioria das vezes não representa um perigo grave, mas exige observação. Cientificamente, isso acontece porque o ibuprofeno age no hipotálamo (o "termostato" do corpo), bloqueando as prostaglandinas que causam a febre. Em algumas crianças, especialmente se o corpo já estava iniciando um processo natural de suderese para baixar a febre, o medicamento pode "exagerar" esse efeito, fazendo com que a temperatura caia abaixo do nível normal de 36°C. ### **O que você deve fazer agora:** * **Aquecimento Gradual:** Não use bolsas de água quente. O ideal é o aquecimento natural: agasalhe a criança com uma manta, coloque meias e, se possível, faça o contato pele a pele (abraço) para que o seu calor corporal ajude a estabilizar o dela. * **Hidratação:** Ofereça líquidos mornos ou em temperatura ambiente (água, chá ou leite), pois a hidratação ajuda a regular a temperatura interna. * **Monitoramento:** Meça a temperatura novamente a cada 30 ou 60 minutos até que ela retorne para a faixa entre 36°C e 36,5°C. --- ### ** Sinais de alerta (Quando buscar o médico):** A temperatura de 35°C isolada não costuma ser perigosa, mas você deve procurar o Pronto-Socorro se notar: 1. **Prostração ou Sonolência Excessiva:** Se a criança estiver muito difícil de acordar ou parecer "molinha" demais. 2. **Alteração na Cor da Pele:** Se os lábios ou as pontas dos dedos ficarem arroxeados ou se a pele ficar muito pálida e fria. 3. **Dificuldade Respiratória:** Se a respiração parecer lenta demais ou muito superficial. 4. **Tremores Intensos:** Se a criança não parar de tremer mesmo após ser aquecida. ### **Orientações para as próximas doses:** A dose administrada (5ml de ibuprofeno 40mg/ml equivale a 200mg) está dentro da faixa aceitável para uma criança de 4 anos com peso médio (cerca de 18kg a 20kg). No entanto, como ele apresentou essa queda acentuada, o próximo passo é **conversar com o pediatra antes de repetir a dose**. O médico pode sugerir a redução da dosagem, o aumento do intervalo entre as doses ou a troca por outro antitérmico (como o paracetamol ou a dipirona), que podem ter um efeito menos brusco no organismo do seu filho.

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.