Agradeço opiniões. Paciente com 91 anos, sentiu dores e foi diagnosticada a Polimialgia Reumática.

Agradeço opiniões. Paciente com 91 anos, sentiu dores e foi diagnosticada a Polimialgia Reumática. Com 2 dias de 15mg prednisona já não sentia dores (que eram por todo o corpo -articulações- principalmente no quadril e ombros - até dedos das mãos inchados que me parece não ser típico da Polimialgia). Depois a Reumatologista reduziu para 10 e agora para 5mg, sem definir quando será o fim do tratamento. Na ultima consulta a paciente informou que já não tomava há 10 dias, pois os comprimidos acabaram e pensou que na consulta seria liberada. Pergunta: Ciente dos efeitos colaterais de corticoides (inclusive tomando Calcio+D3), qual seria o risco de parar de tomar em definitivo? Isto é que não ficou claro na literatura. Grato.

2 respostas


Olá! Interromper a prednisona por conta própria, mesmo em dose baixa, pode trazer riscos como o retorno da dor e inflamação ou até crise adrenal em pacientes mais frágeis. A retirada deve ser sempre gradual e orientada pelo reumatologista. Espero ter ajudado!

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Parar a prednisona de forma abrupta, mesmo em doses mais baixas como 5 mg, pode trazer riscos, especialmente após uso contínuo, como:Por isso, a redução deve ser sempre gradual e orientada pelo médico, com ajuste conforme os sintomas e exames. Sempre converse com o seu reumatologista antes de interromper ou alterar a medicação.

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.