Alguém muito ansioso pode ter problemas cardíacos? E quando a pessoa apresenta um transtorno mental;

2 respostas
Alguém muito ansioso pode ter problemas cardíacos? E quando a pessoa apresenta um transtorno mental; como síndrome do pânico? Gostaria de saber em quanto tempo nessas situações pode se desenvolver uma cardiopatia, por ex. Quantos meses, quantos anos tendo esses problemas, pode se desenvolver algo
Dr. Eduardo Ferber
Cardiologista
Goiânia
Boa tarde! Essa é uma pergunta típica de um paciente ansioso.Qualquer pessoa pode ter problemas cardíacos, incluindo os não ansiosos. Síndrome do pânico não chega a ser um transtorno mental, mas sim um comportamento adquirido, aprendido, com os resultados das interações sociais, da eficiência dos repertórios que construímos para lidar com as questões que nos cercam, e com os exemplos de comportamento das pessoas de nosso convívio. O comportamento ansioso e a síndrome do pânico têm a capacidade de nos fazer sentir coisas que não estão acontecendo, e desencadear em nós inúmeras reações orgânicas, muitos sintomas decorrentes dos "hormônios do "stress", mas não tem a capacidade de transformar um coração sadio em um coração doente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Otavio Eboli
Cardiologista
São Paulo
Prezada(o), indivíduos com ansiedade generalizada , ou diagnósticos de Síndrome do Pânico, referem constantemente sintomas relacionados ao Coração, que muitas vezes podem ser objetivamente verificados durante a propedêutica ou exames complementares. Mais comumente são manifestações do tipo palpitação, que são oscilações na Pressão Arterial, ou taquicardias sinusais ou extrassistolias. Todos, fenômenos desencadeados e perpetuados por ativação excessiva do sistema nervoso autônomo simpático, que libera catecolaminas adrenérgicas, que atuam em todo o organismo, E no sistema psíquico, criando uma espécie de "ciclo vicioso", reforçando a ansiedade. Em casos mais extremos, com grande carga tensional, são descritas situações mais graves. Espasmos coronarianos severos, levando a quadros desde isquemia até infarto do miocárdio (Tako-tsubo) são mais comuns em mulheres e muitas vezes relacionados a grandes perdas ou sobressaltos. Arritmias malignas podem ser desencadeadas são situações de emergê

Especialistas

Verônica Jardim Araújo

Verônica Jardim Araújo

Cardiologista

Belo Horizonte

Nelson Felipe Andrade

Nelson Felipe Andrade

Cardiologista

São João Dos Patos

Angélica Carvalho Moya

Angélica Carvalho Moya

Cardiologista, Internista

Cuiabá

Agassi Amorim Arruda

Agassi Amorim Arruda

Cardiologista

Governador Valadares

Luiz Borges Harada

Luiz Borges Harada

Cardiologista

Belém

Roberto Rached Sobrinho

Roberto Rached Sobrinho

Cardiologista

Franca

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 53 perguntas sobre Cardiopatias
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.