Algum psiquiatra poderia responder ? Uns dizem que a sertralina não causa formigamento e nem dormênc

Algum psiquiatra poderia responder ? Uns dizem que a sertralina não causa formigamento e nem dormência por 2 ou mais semanas outros ja dizem que causam. Quem está certo ? Causam ou não? Por favor respindam

6 respostas


Por vezes, medicações como a sertralina podem causa alguns sintomas desagradáveis, principalmente parecidos aos de ansiedade, onde formigamento e dormência poderiam ocorrer e, certamente, é mais comum que seja apenas nas primeiras semanas. Mas, formigamento e dormência podem ter outras causas, impossíveis de saber sem avaliar pessoalmente seu caso.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Pode causar, sim, embora não seja um dos efeitos mais comuns. ISRS como sertralina podem provocar, especialmente no início: • parestesias (formigamento), sensação de “choque”, tremor fino, inquietação, alterações sensoriais ligadas à ansiedade/hiperventilação ou ao próprio ajuste serotoninérgico. Como orientar com segurança: • Se o formigamento vem junto de ansiedade, respiração curta, sensação de falta de ar, pode ser de hiperventilação em crise. • Se houver fraqueza, assimetria no corpo, alteração de fala, dor forte, desmaio, é avaliação urgente (para descartar causas neurológicas/cardiovasculares). • Se está tolerável e iniciou recentemente, muitas vezes melhora em 1–3 semanas; se persistir além disso ou for intenso, vale discutir ajuste com o médico. Quem está certo? • Quem diz “nunca causa” está simplificando demais. • E quem diz “pode causar” está mais alinhado com a realidade clínica: é possível, embora não seja obrigatório nem acontece com todo mundo.


Não tem certo ou errado. Todo medicamento pode causar efeitos secundários. Só a experiência irá mostrar se está dando certo ou não. Se forem sintomas toleráveis, avaliar o custo-benefício.


A sertralina pode, sim, causar formigamento ou sensação de dormência em algumas pessoas — embora não seja um efeito colateral muito comum. Esses sintomas podem ocorrer principalmente nas primeiras semanas de uso, durante a fase de adaptação. Para a maioria das pessoas, tendem a ser leves e transitórios. No entanto, se persistirem por mais de 2 a 3 semanas, piorarem ou vierem acompanhados de outros sintomas neurológicos, é importante reavaliar com o médico. Ou seja: ambos os profissionais podem estar certos — não é um efeito frequente, mas é possível. A resposta varia de pessoa para pessoa.

Dra. Ilana  Souza

Dra. Ilana Souza

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Sim, a sertralina pode estar relacionada a formigamento ou parestesias, mas é importante diferenciar duas situações. Esses sintomas podem aparecer durante o tratamento em algumas pessoas, porém são mais claramente descritos na síndrome de descontinuação, especialmente após redução ou interrupção abrupta. Portanto, dizer que “sertralina nunca causa formigamento” é incorreto, mas também não significa que todo formigamento após semanas de uso seja necessariamente causado pelo medicamento. Ansiedade, hiperventilação, deficiência de vitaminas, alterações metabólicas e causas neurológicas também precisam ser consideradas. Se o sintoma persiste por 2 semanas ou mais, está piorando ou vem acompanhado de fraqueza, alteração da fala, visão ou equilíbrio, procure avaliação médica. O psiquiatra poderá avaliar a relação temporal com a sertralina e investigar ansiedade, crise de ansiedade, estresse e outras condições.


Sim, sertralina pode estar associada a parestesias, percebidas como formigamento ou alterações de sensibilidade, embora isso não esteja entre os efeitos mais característicos e existam muitas outras causas para dormência persistente. Portanto, as duas afirmações precisam de contexto: é possível ocorrer com a medicação, mas não se deve atribuir automaticamente qualquer formigamento prolongado à sertralina. Se começou após iniciar ou aumentar a dose e persiste por duas semanas, converse com seu médico; dormência súbita de um lado do corpo, fraqueza, alteração da fala ou assimetria facial exige atendimento imediato.

Dra. Joyce Moreno

Dra. Joyce Moreno

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.