Alguns psicanalistas tem formação superior em outras áreas, mas não em psicologia. Isso pode ser
13
respostas
Alguns psicanalistas tem formação superior em outras áreas, mas não em psicologia. Isso pode ser prejudicial em um tratamento?
Olá. A formação do analista se dá a partir de um tripé constituído de: análise pessoal, estudos teóricos e supervisão. Para se tornar analista, é fundamental, juntamente com os dois outros aspectos, se submeter à uma análise. É a partir da análise pessoal que o analisante, que ali se encontra, poderá ou não se tornar analista. Dessa forma, a formação em psicologia não é fundamental para o exercício da psicanálise, mas sim um aprofundado estudo da teoria psicanalítica, atrelado à própria análise como já mencionado, e à supervisão
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Acredito que se empenhando nos estudos e fazendo uma boa formação, com uma análise pessoal profunda... não tera grandes problemas.
Reconheço sim os psicanalistas sem formação em psicologia, mas eles desembestar muito comprometidos com o estudo e fazer o aperfeiçoamento em excelentes institutos. Uma boa formação leva de três a quatro anos e deve ser reconhecida pela sociedade ou instituto que o formou!!
A escuta é o diferencial num bom atendimento tanto psiquiátrico quanto psicológico e psicanalítico. Uma boa formação faz toda a diferença. O psicanalista não necessariamente precisa ser psiquiatra ou psicólogo, mas precisa ter formação na área. Existem Sociedades e Institutos excelentes.
Se ele tiver passado por uma formação competente é pouco provável que a conduçaõ do tratamento seja prejudicial. Contudo, como tanto a prática quanto a formação do analista não são regulamentadas, temos no Brasil muitas formações bastante inadequadas e que lançam ao mercado profissionais extremamente mal preparados.
Procurar um analista com uma graduação em psicologia e/ou psiquiatria é uma garantia de uma certa prática e conhecimento do campo da saúde mental. Psicanalistas vinculados a sociedades e institutos de psicanálise também costumam ter percursos bastante sólidos.
Procurar um analista com uma graduação em psicologia e/ou psiquiatria é uma garantia de uma certa prática e conhecimento do campo da saúde mental. Psicanalistas vinculados a sociedades e institutos de psicanálise também costumam ter percursos bastante sólidos.
A formação de um analista se dá, por vezes, longe, ou não necessariamente, nos bancos universitários, mas sobretudo sobre um divã.
No Brasil a Sociedade de Psicanálise aceita profissionais que tenham curso superior de qualquer curso, o que o próprio Freud defendeu, os analistas não médicos. Não faz diferença pois, o que precisa mesmo é que o próprio profissional tenha feito sua própria análise.
Pode ser prejudicial se o psicanalista tiver uma formação ruim, se você sabe que ele não é psicólogo, procure saber qual foi e onde foi sua formação. Qual percurso ele fez? Um psicanalista se autoriza a se dizer como tal, mas não sem alguns outros! Infelizmente existem instituições religiosas que dizem fazer formação de psicanalista.
Olá. Não, não prejudica. O método terapêutico psicanalítico não é desenvolvido nos cursos de graduação de Psicologia. O futuro analista precisa se submeter à análise, à supervisão e à formação teórica. A formação teórica pode ser brevemente ensinada nos cursos de graduação, mas não a análise e a supervisão. Espero ter contribuído.
Olá. Não é pré-requisito para exercer a psicanálise que se tenha a formação em Psicologia. A formação de um analista se dá pela ética do desejo do analista e pelo tripé: análise pessoal, supervisão e estudo teórico. Devo acrescentar que “prejudicial a um tratamento” é, por exemplo, a conduta profissional que se dá, clinicamente, por um viés moralista, e que por isso subjuga o desejo do paciente.
Não. O importante é que o psicanalista tenha uma formação sólida e constante em Psicanálise, o que implica em muitos anos de estudos aprofundados da teoria psicanalítica, análise pessoal e supervisão.
Pode ser psicanalista sem ser psicologo. O que importa é o seu acompanhamento, seu processo e se esta se sentindo ouvida.
O processo tem que acontecer , por voce. Tem que estar concentrada em voce. e se nao acontecer tente outra pessoa por voce.
O processo tem que acontecer , por voce. Tem que estar concentrada em voce. e se nao acontecer tente outra pessoa por voce.
Não necessariamente. A psicanálise tem uma produção de conhecimento independente da psicologia, muito embora sejam campos de enorme afinidade.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- . Como a psicanálise explora a roupagem psíquica? .
- O que é "roupagem psíquica" na psicanálise? .
- Olá! Gostaria de saber qual seria o impacto da falta de autoconhecimento da nossa sexualidade e da repressão - ou não realização - de desejos sexuais na nossa vida (como desejo de se relacionar com pessoa do mesmo gênero)? Pode nos trazer sofrimentos que, para quem não intende assunto, não teria a ver…
- Medo de julgamentos, receio de sair de casa, criar teorias que os outros estão pensando ao nosso respeito, o que pode ser?
- Olá quais são as dicas para controlar a ansiedade aumentei a dose do remédio mais não fez efeito ainda, sinto muito ansiosa, tenho síndrome do pânico tbm, sinto uma onda de calor e tontura, uma sensação ruim tenho medo de desmaiar e entro em pânico minha ansiedade e muito forte meus pensamentos e sempre…
- É normal ser obcecada pela própria aparência e nunca estar satisfeita?
- É possível que desejo por ter experiência com alguém do mesmo sexo seja algo passageiro ou esse desejo é algo que, de fato, faz parte da minha sexualidade?
- Olá! E quando a mãe tem o filho como “marido/homem” mas sem desejo real em ter relações sexuais , mas todos os movimentos de enxerga-lo como homem dela e não filho? Também é complexo de Édipo, ou tem outro nome?
- Qual o impacto da falta de autoconhecimento da nossa sexualidade e da repressão - ou não realização - de desejos sexuais na nossa vida (como desejo de se relacionar com pessoa do mesmo gênero, mesmo sendo feliz em se relacionar com pessoas do gênero oposto)? Pode nos trazer sofrimentos que, para leigos…
- Descobre-se bissexual ou torna-se bissexual? Olá, tudo bem? Gostaria de tirar essa dúvida: uma pessoa bissexual já nasce com uma predisposição a se interessar pelos dois gêneros, tendo seu desejo por ter experiências com pessoas do mesmo sexo despertado a partir de algum estímulo, ou ela pode tornar-se…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 34 perguntas sobre Psicanálise
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.