Ansiedade faz o rosto doer? É possível o corpo ficar formigando?

29 respostas
Ansiedade faz o rosto doer? É possível o corpo ficar formigando?
Olá! Sim, estes podem ser alguns sintomas de ansiedade, porém é preciso descartar tbm a possibilidade de ser decorrente de algum problema físico. Procure ajuda para tratamento especializado!

Quando o grau de ansiedade se exacerba e passa a afetar a rotina, prejudicando nossas atividades diárias ou momentos de lazer, é preciso investigar quais gatilhos ou situações que estão desencadeando esta emoção. A ansiedade pode despertar diversos sintomas no corpo ,tais como aperto no peito, sensação de falta de ar, taquicardia, tremores,braços dormentes além de formigamento no corpo. Quando não conseguimos falar sobre o que nos angustia, nosso corpo sofre com as consequências. Estou à disposição para iniciarmos tratamento psicoterápico, caso seja de sua vontade.
Oi, tudo bem?
Antes de qualquer coisa, se você está falando de uma experiência pessoal sua, você teve, porvavelmente, um crise de ansiedade. Imagino que as coisas não devem estar fáceis, viver uma crise de ansiedade é algo bem desagradável, mas mais do que isso, conviver com os sintomas ansiosos no dia a dia também é bem ruim.
A ansiedade faz nosso corpo entrar em modo de "fuga", como se estivesse correndo um risco eminente, por isso os sintomas físicos de palpitação, falta de ar, sudorese. É o nosso corpo se preparando pra salvar a vida, só que essa reação física ocorre em contextos que não dessa natureza.
Possivelmente algo na sua vida, na sua história, pode estar desencadeando essas crises. Vale olhar para como você está se sentindo em relação a sua vida atual, se tem algo te incomodando...
Em todo caso, estou à disposição (:
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
A resposta é SIM! Porém, seria importante uma averiguação e descartar questão orgânica e funcional do corpo. Se for de fato descartado, esse pode ser um sintoma de ansiedade. Lembrando que a ansiedade é uma reação emocional do nosso corpo e ela precisa existir quando estamos diante de uma situação de luta ou fuga. Entretanto quando esses sintomas começam causar desconforto é importante começar o processo psicoterapêutico e entender sobre essas e outras questões que pode podem estar desencadeante esses sintomas.
Olá! A ansiedade pode trazer diversos sintomas que afetam nosso corpo. Algo que aprendemos em nossa formação refere-se a psicossomatização, que nada mais é o fato de sintomas físicos também repercutirem ou demonstrarem o que de fato se passa em nossa saúde mental, sabendo que nosso corpo funciona em conjunto com a nossa saúde biológica, psicológica, social e cultural. Então, dessa forma, pode se tratar de um sintoma psicológico, mas também é importante que você busque outros profissionais, como dermatologistas por exemplo, para atestar essa hipótese. Qualquer coisa, sou psicólogo e fico a disposição com meus serviços. Abraços!
Corpo e mente são uma coisa só. Seu estado físico afeta seu estado mental (como ficar exausto mentalmente após comer uma refeição "pesada") e o inverso também é verdadeiro.

O importante é trabalhar os dois ao mesmo tempo. Se sua vida é estressante e ansiosa, isso irá repercutir no seu corpo. Todavia, precisamos também eliminar outras hipóteses. Seu rosto pode estar doendo, por exemplo, por bruxismo (ato de deslizar os dentes, geralmente quando dorme e geralmente como resultado de ansiedade e estresse).

Portanto, o ideal é ir atrás de ambas as respostas:

Existe algum outro fator causando a dor no rosto?
Existe algo que possa fazer sobre a minha ansiedade?
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicológica - R$ 75
Olá! Esses sintomas podem ser sim sintomas de ansiedade, buscar ajuda o mais rápido possível para entender o que está acontecendo é muito importante. A psicoterapia pode te ajudar muito. Se cuide!
Sim, a ansiedade pode se manifestar fisicamente de várias maneiras, incluindo tensão muscular que pode causar dor facial. Além disso, a ansiedade pode desencadear sensações de formigamento ou dormência no corpo devido à resposta de luta ou fuga. É importante lembrar que esses sintomas estão ligados ao estresse emocional, e tratamentos como terapia e técnicas de relaxamento podem ajudar a aliviar essas sensações. Consulte um profissional de saúde para avaliar e gerenciar seus sintomas de ansiedade.
Como você pode ver com os colegas, sim, a ansiedade pode
se manifestar com dor do rosto, mas existem outras explicações físicas e psicológicas também. Como fibromialgia, stress entre outras . Vale a pena fazer check up geral. Mas um ponto que queria comentar é que você já relacionou com a ansiedade, você tem diagnóstico de ansiedade, ou se sente muito ansiosa? Caso tenha o diagnóstico, você pode tirar duvidas com o próprio profissional, mas se você estiver percebendo que está muito ansiosa a ponto de poder desencadear outros sintomas e ainda não procurou um profissional, busque um ok! Boa sorte! Qualquer dúvida pode perguntar!
Olá! Esses são alguns dos sintomas de ansiedade, sim. De todo modo, não deixe de buscar um profissional da área da saúde que seja especializado. A psicoterapia pode ajudá-lo(a) a lidar melhor com situações estressantes. Espero tê-lo(a) ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Olá. Sim, esses sintomas podem ter relação com ansiedade, mas também se faz necessário descartar outras possibilidades, busque ajuda médica para investigação. Psicoterapia/análise também pode ser uma grande ajuda no seu autorreconhecimento e consequentemente no entendimento dessas e outra questões.
Olá, como tem passado? nosso corpo está interligado a nossa mente e ao nosso pensamento .
Nossos sentimentos criados por situações ocorridas ou até pela nossa imaginação, faz com que sintamos na pele como dores no corpo, e podem ter tempo prolongado se a ansiedade ou esses pensamentos não forem cuidados! O principal é prestar atenção e correr para se cuidar, psicoterapia é indicado, voce ja experimentou?

Se isso esta te incomodando,e eu acho que esta, pois voce esta aqui, eu recomendo voce a buscar um profissional da psicologia que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
@leticiafernandespsi
Sim. São sintomas. Mas o importante ê compreender o que esses sintomas simbolizam na tua história de vida... faz terapia, vc merece.
Olá. Sim, esses podem ser sintomas de ansiedade, mas não exclusivamente. O ideal é fazer consulta com psicólogo para entender melhor. Abraço.
Sabe quando todos os exames fisiológicos não demonstram nenhuma alteração mas seu corpo continua reagindo. Esses podem ser sim sintomas de ansiedade, quando a boca se cala, quando um sentimento e ignorado, quando um choro é engolido o corpo padece.
Boa tarde! Pode ter relação com ansiedade sim, porem recomendo procurar seu médico para eliminar qualquer coisa física. Abraço!
Sim, são sintomas comuns em situações de crise de ansiedade. Caso você perceba que isso tem acontecido com certa frequência, sugiro buscar ajuda especializada. Procure agendar com um psicólogo para iniciar a terapia para aprender ferramentas para lidar com a ansiedade e pode ser importante ir ao médico psiquiatra para iniciar com medicação para ajudar com os sintomas mais severos. Espero ter ajudado. Cuide bem de você!
Olá! Precisaríamos avaliar com cuidado todo o contexto, mas sim, é possível que estes estejam sendo sintomas relacionados a ansiedade. Há uma diversidade de reações que podem ser apresentadas pelo corpo em decorrência da ansiedade. O ideal é que você passe por bons profissionais de saúde e tenha as investigações necessárias físicas e emocionais. Espero ter ajudado a esclarecer a sua dúvida. Se cuida!
Olá. Por conta do seu relato ser muito curto, não podemos fazer muitas afirmações relacionadas à diagnóstico. Mas sim, estes sintomas podem ser presentes em pessoas com problemas relacionados com ansiedade, porém é importantíssimo descartar outros fenômenos como fisiológicos e somáticos antes de tirar qualquer conclusão. Caso de fato seja problema de ansiedade, recomendo que você busque ajuda de um psicólogo. Espero ter ajudado e que você possa melhorar desta situação!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Sim, a ansiedade pode causar diversos sintomas físicos, incluindo dor no rosto e sensações de formigamento no corpo. A tensão muscular decorrente da ansiedade pode levar a dores em diferentes partes do corpo. Além disso, a ansiedade pode desencadear uma resposta de "lutar ou fugir" no corpo, que pode levar a sensações de formigamento, dormência e outros desconfortos físicos. É importante ressaltar que, se você está experimentando sintomas físicos de ansiedade, é aconselhável procurar um profissional de saúde, como um médico ou psicólogo, para avaliação e apoio adequados no manejo da ansiedade. A psicoterapia e o gerenciamento do estresse podem ser úteis para lidar com os sintomas de ansiedade.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Com certeza a ansiedade pode causar sensações físicas como as que você descreveu. Existem técnicas para controlar e melhorar esses sintomas, assim como a possibilidade de entendermos e trabalharmos suas causas. Ajuda profissional é fundamental. Fico à tua disposição!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 250
A ansiedade pode se manifestar através de diversas sensações físicas. É válido investigar se os sinais não são ocasionados por nenhuma condição fisiológica e assim que essa opção esteja descartada, o melhor é investigar em psicoterapia as raízes desses sentimentos associados ao que você descreve. Pesquise sobre técnicas de auto-regulação emocional, tente aplicá-las e observe se vc consegue controlar esses momentos de "crise". De qualquer forma, a psicoterapia pode ser útil para que vc tenha acompanhamento nesse processo de auto-conhecimento e melhoria de qualidade de vida. Um abraço! Fique em paz
Sim pode acontecer, visto que as reações emocionais podem apresentar manifestações físicas diversas que variam de pessoa para pessoa. mas é prudente buscar orientação profissional para não incorrer a tratamento inadequado. o Profissional de Psicologia pode ajudar a entender a causas e orientar quanto ao tratamento
Olá! Espero que esteja bem.
É possível sim., porém é extremamente importante que você realize uma consulta com um profissional de saúde para entender se existe alguma causa orgânica, e também um profissional de saúde mental (Psiquiatra).
A psicoterapia poderá ajudar, associada ao acompanhamento psiquiátrico, se a cauda do sintoma for relacionado as questões emocionais.
Lembrando que a psicoterapia é um processo, e cada pessoa tem seu tempo para dissolver os medos e traumas que a marcaram.
Aviso que esta informação não é um diagnóstico.
Para você que fez a pergunta ou está lendo, fico a disposição para conversarmos mais sobre isso.
Olá! A ansiedade pode causar uma variedade de sintomas físicos. Quando uma pessoa está ansiosa, o corpo frequentemente entra em um estado de alerta elevado, ativando o sistema nervoso simpático, que pode levar a sensações físicas desconfortáveis. Se este e outros sintomas forem frequentes em sua rotina, sugiro buscar ajuda de um especialista para tratar as causas. Espero ter ajudado.
Olá, espero que fique bem.
Sim, a ansiedade pode causar sintomas físicos como dor no rosto e formigamento devido ao aumento da tensão muscular e à liberação de hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina. A contração muscular causada pela ansiedade pode resultar em dores de cabeça, dores faciais e até dor nos dentes. O formigamento no corpo pode ser causado pela influência da ansiedade na respiração e circulação sanguínea. Embora esses sintomas sejam geralmente temporários e inofensivos, é importante procurar orientação médica se forem frequentes ou graves. Técnicas de relaxamento, exercícios de respiração e terapia podem ajudar a reduzir os sintomas físicos e emocionais da ansiedade.
Espero ter ajudado.
Fique bem.
Abraços
É possível que a ansiedade cause formigamento em diferentes partes do corpo e tensão muscular, gerando dor e desconforto.
Sim, ansiedade pode causar sensações como dor no rosto e formigamento no corpo devido à tensão muscular e ao aumento da atividade nervosa. Gerenciar a ansiedade com técnicas de relaxamento e buscar ajuda profissional podem ajudar a aliviar esses sintomas.
Sim, a ansiedade pode causar dor no rosto devido à tensão muscular e formigamento no corpo como resultado da hiperventilação. Esses sintomas são parte da resposta de "lutar ou fugir" do corpo à ansiedade. Se esses sintomas forem frequentes e impactarem sua vida, considerar a consulta com um profissional de saúde pode ser útil para obter estratégias de tratamento.

Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 120