Anticoncepcional pode causar excesso de bilirrubina? E dar pedra na vesícula em 2 anos?

Anticoncepcional pode causar excesso de bilirrubina? E dar pedra na vesícula em 2 anos?

2 respostas


Estrogênio é fator de risco para pedra na vesícula sim. Não conseguimos afirmar que quem toma anticoncepcional terá litíase, mas tem mais probabilidade.

Dr. Marcelo D'Oliveira

Dr. Marcelo D'Oliveira

Cirurgião geral

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


O uso de anticoncepcional é um dos fatores de risco para formação de pedras na vesícula, mas isto não quer dizer que todas as mulheres que tomam anticoncepcional terão pedras na vesícula. Há outros fatores de risco, como genética, obesidade, emagrecimento muito rápido (p.ex.: cirurgia bariátrica), algumas doenças do sangue que causam hemólise (destruição precoce os glóbulos vermelhos), tabagismo e colesterol alto.

Dra. Maria Carolina Storte

Dra. Maria Carolina Storte

Cirurgião do aparelho digestivo

Santos

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.