Apliquei ventosa no ombro do meu paciente e sangrou, significa algo ?
5
respostas
Apliquei ventosa no ombro do meu paciente e sangrou, significa algo ?
Dra. Ana Esther Fukumoto Marques Silva
Médico de família, Médico acupunturista
São Bernardo do Campo
A dor faz com que haja estagnação de Qi, e consequentemente de Xue (Sangue), ao aplicar ventosa, a ideia seria ajudar a resolver essa estagnação e ajudar na circulação de sangue, dependendo de quanto tempo e pressão as ventosas foram aplicadas pode ter sangramentos.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Pode significar que estava com estase excessiva de sangue, ou porque tinha sido agulhado o local previamente a ventosa. Mas também pode ser porque foi deixada tempo excessivo e lesionou a pele.
Existia estase de Qi no local que materialmente se manifesta como processo inflamatório. Se sangrou espontaneamente é porque havia algum ferimento na pele. Por isso é sempre importante usar material esterilizável nos procedimentos ou revestir as ventosas com preservativo para que não venha a acontecer transmissão de doenças. A ventosa tem seu tempo de aplicação não podendo ficar muito tempo, pelo risco de hematomas por ruptura de vasos presentes em áreas de inflamação.
Na China é comum que as ventosas em alguns casos sejam deixadas até ocorrer o sangramento. Em algumas situações eles preconizam o extravazamento de sangue, isso também ocorre quando se agulha os pontos Tings. Aqui em nossa cultura acho isso meio temeroso e acredito que tenham ocorrido por tempo excessivo de ventosa. não é necessário que se ocorra o sangramento para se obter os efeitos da ventosa. Sugiro deixar menos tempo.
Nesse caso, importante orientar seu paciente a buscar avaliação médica.
Perguntas relacionadas
- Miosan possui corticoide? Estou tomando e está me saindo espinhas simular a alergia do corticoide
- Eu fiz uma tatuagem durante o tratamento de Roacutan. Pode causar algum dano a tatuagem?
- Olá dr! Quais os sintomas de insuficiência renal?
- THS 4,96 (alterado) e T4 livre normal 1,15. Devo me preocupar? Gestante de 32 semanas.
- Meu pai tem silicone no olho por descolamento de retina!!!! Ele pode fazer uso de saunas?
- Fui diagnosticado com Toxoplasmose ocular, posso ir a praia, dançar ou isso faz aumentar a pressão do olho ?
- Coloquei fio PDO e fiquei com a boca torta. Tipo um lado abre mais que o outro. O lábio inferior desalinhou. Oque pode ter acontecido?
- É possível tomar dipirona e pregabalina para dores de artrite-reumatoide?
- Olá a médica passou para o meu bebê 6 gotas de polivitaminico, posso dar pedianutri? Ela tem 2 meses Porém nasceu prematura
- Tomo losartana e hidrocloroatizida. Posso tomar tadafila?
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.