Após 10d de cirurgia de hérnia umbilical com tela, notei abaulamento, o ultra mostrou seroma e fibrose.

Após 10d de cirurgia de hérnia umbilical com tela, notei abaulamento, o ultra mostrou seroma e fibrose. No pós operatorio, levantei com a barriga para cima, isso pode ter forçado e gerado a fibrose? Por que não vejo orientação para se levantar de lado? O que posso fazer para reduzir a fibrose?

3 respostas


Todo ato cirurgico leva a cicatrização , chamado tecnicamente de fibrose. Isso é algo esperado em todos. Não é nada anormal.Quanto ao líquido, é o seroma, liquido produzido pela manipulação do tecido gorduroso abaixo da pele. Coloque compressas mornas nas região e veja se a necessidade de drenar junto ao seu cirurgião. Com o tempo o liquido diminui e isso será resolvido

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


a fibrose faz parte da cicatrização. o abaulamento do local deve-se a seroma que deve ser reabsorvido. use compressa quente para acelerar o processo.

TC

Dr. Teng Chang Sing

Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Agendar consulta

A fibrose é normal no pós operatório. O seroma acontece devido a colocação de tela. Procure seu cirurgião para ser avaliado.

Dr. Diogo Stinguel Thomazini

Dr. Diogo Stinguel Thomazini

Cirurgião do aparelho digestivo

Vitória

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.