Após efetuar a raspagem para tirar tártaros a gengiva desemflama, retrai e a gengiva volta ao normal

10 respostas
Após efetuar a raspagem para tirar tártaros a gengiva desemflama, retrai e a gengiva volta ao normal?
Oi, bom dia. A remoção do cálculo ("tártaro") promove a desinflamação da gengiva, sim. Pode ser que seja necessário associar com bochecho de clorexidina 0,12% (o profissional recomenda e orienta, se for o caso). Porém, dependendo do grau de inflamação (gengiva bastante inflamada/inchada), ela pode não voltar ao normal apenas após a raspagem. Tem casos em que se deve fazer cirurgia de gengivoplastia.

Bom dia! Restabelecer novamente um quadro de saúde bucal vai depender de vários fatores: o grau da doença periodontal (inflamação/infecção), os cuidados após o procedimento, e condição de saúde geral do paciente. O ideal é receber os cuidados dentro do protocolo de tratamento e acompanhar. Normalmente se tudo isso foi avaliado o resultado é muito satisfatório.
Gengiva que retrai geralmente não volta a posição só com cirurgia gengival! Recomendamos uso de clorexidina e massageamento , se não chegar na posição procure um periodontista!
A primeira coisa a fazer é a remoção da Placa e do Cálculo (Tártaro) subgengival, pois ele inflamam a gengiva. Após este procedimento o sangramento cessa e a gengiva vai desinflamar. Só um pouco depois é que o seu dentista vai poder fazer algum outro procedimento se for necessário, como cirurgia por exemplo.
É importante em primeiro lugar, remover a causa! Remover o tártaro para conter a inflamação e perda óssea. Após isso, a gengiva desinflama mas o que foi perdido, dificilmente se recupera sozinho. Portanto, a prevenção é tão importante.
Na gengivite apenas causada por placa bacteriana e tártaro, cujo edema gengival se restringe somente à gengiva marginal, sem o comprometimento ósseo, o que caracterizaria uma periodontite propriamente dita, ela volta sim ao normal após raspagem e profilaxia , com ou sem uso de colutórios. Mas eles podem ajudar na aceleração do processo de cura.
dependendo do tamanho da retração, ela não voltará ao "normal". Procure um profissional para avaliar bem o caso.
A gengiva retraída, no caso, ocorre por conta da desinflamação da região. Se houve retração, provavelmente houve perda óssea periodontal, e para isso, é necessário o acompanhamento com um periodontista, onde será possível acompanhar a retração e propor procedimentos para diminuir essa sequela da doença periodontal
Te convidamos para uma consulta: Consulta odontológica - R$ 280
Se a doença for bem tratada, a gengiva volta a condição normal de saúde, deixando de apresentar a inflamação, porém, se houve perdas ósseas ao redor do dente, a retração da gengiva pode ser permanente e vai depender do grau e tipo de perda óssea que ocorreu. Precisaria uma avaliação clínica. O mais importante agora é fazer a manutenção no tempo correto, o que para a maioria das pessoas, é entre 4 e 6 meses, ou seja , de 2 a 3x por ano.
Te convidamos para uma consulta: Consulta odontológica - R$ 200
Quando você passa por uma raspagem para remover o tártaro (também conhecida como limpeza profissional), é comum que a gengiva fique inflamada e um pouco retraída temporariamente. Aqui está o que acontece:

Inflamação inicial: A raspagem remove o tártaro e a placa bacteriana que se acumulam ao redor dos dentes e abaixo da linha da gengiva. Esse processo pode causar uma resposta inflamatória temporária na gengiva, fazendo com que ela fique vermelha, inchada e sensível.

Retração temporária: À medida que a inflamação diminui e a gengiva se cura, é possível que você perceba uma leve retração gengival. Isso ocorre porque a remoção do tártaro e da placa pode revelar mais da estrutura natural do dente, deixando a gengiva levemente recuada.

Recuperação da gengiva: Com o tempo, geralmente dentro de alguns dias a uma semana, a gengiva deve se recuperar e voltar ao seu estado normal. A inflamação diminui, a sensibilidade diminui e qualquer retração gengival temporária tende a se estabilizar.

É importante notar que, em alguns casos, a retração gengival pode ser permanente, especialmente se houver outros fatores contribuintes, como doença periodontal avançada ou hábitos prejudiciais, como escovação muito agressiva. No entanto, para a maioria das pessoas, a retração temporária da gengiva após a raspagem é apenas parte do processo de cura e geralmente não causa preocupação a longo prazo.

Se você tiver alguma preocupação específica sobre a saúde da sua gengiva após uma raspagem, é sempre melhor conversar com seu dentista. Eles podem fornecer orientações personalizadas com base na sua situação bucal.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta odontológica