Periodontite - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é?

A periodontite é a inflamação e infecção dos ossos e ligamentos que dão suporte aos dentes. A perda desse suporte de periodonto, como é chamado, pode levar à queda dos dentes em adultos e especialmente em pessoas idosas.

Qual é a causa?

Na grande maioria dos casos, a má higiene da boca é o fator que desencadeia a periodontite. Essa doença se desenvolve quando há uma infecção da gengiva (gengivite) que não é tratada de maneira adequada. A infecção da gengiva normalmente se origina do acúmulo de placas bacterianas e tártaro na base dos dentes. Isso leva à inflamação que termina destruindo os tecidos e os ossos que cercam os dentes. Também são apontados como causadores da periodontite o hábito de fumar, cáries, a baixa produção de saliva, o consumo de alguns medicamentos e exposição a metais como o chumbo e o bismuto.

Quais os sintomas?

Mudança de posição dos dentes, sangramento gengival, alteração do paladar, aumento da sensibilidade dos dentes, dores e desconforto na região da gengiva, alteração na coloração dos dentes (ficam mais escuros), inchaço, vermelhidão e mau hálito são os sintomas mais comuns. Em alguns casos, os dentes da frente podem se projetar para fora e apresentar acúmulo de pus.

Como fazer o diagnóstico?

Um exame na região é suficiente para que o diagnóstico seja feito. Quanto mais cedo for descoberta a condição, maiores são as possibilidades de sucesso no tratamento. É possível ainda a utilização de exames de raios-x para verificar a perda do osso de suporte.

Qual o tratamento?

Os primeiros episódios de gengivite podem ser controlados apenas com a escovação adequada dos dentes. Porém, quando esse quadro não é contido no início, faz-se necessária uma raspagem dos dentes para a retirada do tártaro e da placa bacteriana. Em determinados casos é recomendado o uso de antibióticos e anti-inflamatórios. Se esses recursos não forem suficientes para colocar fim ao processo de infecção, resta como opção a cirurgia periodontal.

Especialistas em periodontite

Encontre um especialista em Periodontite na sua cidade:
Cezar Anders Aidar

Cezar Anders Aidar

Dentista

Brasília

Roseane Serafim Costa

Roseane Serafim Costa

Dentista

Recife

Saulo Porto Filho

Saulo Porto Filho

Dentista

São Bento Do Sul

Camila Zanirato

Camila Zanirato

Dentista

Ribeirão Preto

Diogo Bonzanini

Diogo Bonzanini

Dentista

Marechal Cândido Rondon

Thiago Arruda

Thiago Arruda

Dentista

Maringá

Perguntas sobre Periodontite

Nossos especialistas responderam a 22 perguntas sobre Periodontite

Oi, bom dia. A remoção do cálculo ("tártaro") promove a desinflamação da gengiva, sim. Pode ser que seja necessário associar com bochecho de clorexidina 0,12% (o profissional recomenda…
6 respostas

Dra. Claudia Abate
Dra. Claudia Abate
Dentista
Ribeirão Preto
Quando se tem periodontite já está instalada uma inflamação, já existe certa perda óssea por conta da inflamação e tártaros. Removendo a causa, controlando a inflamação a gengiva irá retornar…
4 respostas

Olá, tudo bem? Tudo depende do estado que sua prótese e seu dente se encontram, além do motivo que está levando à realização da cirurgia de aumento de coroa clínica.
Tem casos que podemos…
3 respostas

Especialistas falam sobre Periodontite

A gengivite e a periodontite são doenças da gengiva causadas pelo acúmulo de bactérias e cálculo (tártaro). A remoção desse cálculo deve ser feita com frequência pelo dentista para que a doença não evolua e resulte no amolecimento e perda dos dentes. Essa limpeza é realizada com o uso de aparelhos de ultrassom e curetas. Utilizamos anestesia local para aumentar o conforto dos nossos pacientes.

Dr. Rowan Vilar

Dentista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A periodontite é o estágio grave da inflamação da gengiva, embora, muitas vezes, o paciente não sinta dor ou sinais claros da doença. Neste caso, o tártaro já está mais profundo nos tecidos gengivais e a presença das bactérias já ocasionou perda de parte do osso que sustenta os dentes, podendo levar à mobilidade dos dentes ou até perda dental. Nestas situações, o tratamento periodontal deve ser realizado o mais breve possível. Somente consultando o periodontista é possível confirmar se você tem essa doença, pois, na maioria dos casos, embora o sangramento gengival possa ser percebido, não há sintomas de dor. A Dra Fernanda Ribeiro já tratou mais de 8.000 casos de pacientes com Periodontite.

Fernanda Vieira Ribeiro

Dentista

Barueri


A periodontite quando não tratada em seu estágio inicial, faz com que a bolsa periodontal fique mais profunda e a gengiva afaste do dente. Com o passar do tempo, essa doença faz com que o paciente tenha perda de estrutura óssea, após isso, o dente ficará molee, dependendo da quantidade de osso perdido, poderá ser indicada a extração do dente.

Sabrina Ehmke

Dentista

Timbó


*O que é Periodontia?* É a especialidade que trata dos tecidos ao redor dos dentes, como a gengiva. Têm como objetivo o tratamento e prevenção de doenças periodontais. As doenças periodontais são as maiores causadoras de perda de tecidos e dentes em adultos. *Como é o procedimento?* É feito com a remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso. Na maioria dos casos, o tratamento de periodontite é realizado de 4 a 6 sessões de 1 hora cada.

A Periodontite é a infecção que afeta os tecidos de suporte dos dentes, com perda óssea e perda gengival. Acontece com grande parte da população adulta. Seu tratamento só é realizado pelo Periodontista, que é minha Especialidade. Leva a perda dos dentes se não for tratado. São realizadas sessões de raspagem com anestesia, dessa forma o paciente não sente dor alguma e se sente bastante confortável. Trabalhamos com aparelho de ultrassom próprio para raspagem, que torna o procedimento rápido e indolor. Nos casos mais avançados da doença, o tratamento inclui cirurgia e extração dos dentes muito comprometidos.

É de fundamental importância o controle periódico de pacientes que já tiveram problemas periodontais, pois a doença periodontal é agressiva e pode progredir rápida e silenciosamente, causando danos sérios aos dentes, como mobilidade, alteração do posicionamento, infecções e até mesmo a perda dental.

A periodontite é uma doença periodontal infecciosa e bacteriana. Atinge metade dos adultos, ou seja, neste exato momento, cerca de 50% dos adultos apresenta algum problema periodontal. Esta doença é a fase progressiva da gengivite, que por sua vez é a inflamação gengival. A diferença entre ambas é que a periodontite se estendeu para os tecidos de suporte dos dentes, como o osso e o ligamento periodontal. Ela evolui a partir do tártaro, que por sua vez se origina do armazenamento da placa bacteriana. As consequências da periodontite vão além da estética facial. A periodontite é uma doença comum, porém grave, que pode levar a perda dos dentes devido a fragilidade óssea ocasionada na mandíbula.

Sua gengiva sangra ao morder uma maçã, durante a escovação ou usando fio dental? Saiba que sua gengiva está Doente! Gengiva saudável não sangra. A causa desse sangramento é a má higienização (escovação inadequada e falta do fio dental) que gera uma Inflamação constante da gengiva, causando também: -Mau hálito -Gengivas avermelhadas, inchadas e "soltas". Podem sangrar espontaneamente. A fase inicial é chamada de gengivite e pode evoluir para periodontite, quando a inflamação piora e chega aos ossos que seguram os dentes. Na periodontite ocorre a perda de osso, causando "amolecimento" dos dentes e perda dos dentes, se não controlada.

Paloma Nunes

Dentista

Nova Iguaçu

Quais profissionais tratam Periodontite?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.