Após fazer os exames periódicos, uma pessoa descobriu ter diabetes tipo 2. Ela pode optar por não to

3 respostas
Após fazer os exames periódicos, uma pessoa descobriu ter diabetes tipo 2. Ela pode optar por não tomar nenhum tipo de remédio e ser radical na alimentação? Tipo: zero açúcar; zero carbo; somente frutas de baixo índice glicêmico etc... Medicação prescrita: glifage XR 500mg; galvus 50mg e rosuvastatina cálcica 5mg.
Olá! Essa é uma conduta que pode ser arriscada, principalmente a depender dos valores de glicemia de jejum, hemoglobina glicada, e se o paciente estiver sintomático (perdendo peso, urinando muito ou bebendo bastante água). Esses remédios que foram prescritos geralmente não causam hipoglicemia, então a sugestão seria começar a mudança do estilo de vida em conjunto com as medicações, as quais podem ser retiradas posteriormente com mais segurança

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
Em alguns casos iniciais de diabetes tipo 2, mudanças intensas no estilo de vida — como alimentação equilibrada, perda de peso e atividade física regular — podem realmente controlar a glicemia sem precisar de remédios.
No entanto, isso deve ser decidido junto ao seu médico, com acompanhamento dos exames.
Os medicamentos indicados (como o Glifage XR e o Galvus) ajudam a proteger o pâncreas e o metabolismo, mesmo com boa dieta, e muitas vezes são temporários.

Dr. Vinícius Torrez Santa Maria
Endocrinologia | CRM 226066
Dra. Raquel Martins
Endocrinologista, Especialista em clínica médica
São Paulo
A pessoa pode iniciar uma fase intensiva de reeducação alimentar e exercício, mas deve manter o acompanhamento médico e laboratorial.
Muitas vezes o médico mantém a metformina (Glifage) mesmo com dieta rigorosa, porque ela potencializa os resultados e é segura a longo prazo.
Nunca suspenda os remédios por conta própria. o ideal é repetir os exames em 2–3 meses e, se a glicemia e a hemoglobina glicada normalizarem, o endocrinologista pode reduzir ou retirar a medicação com segurança.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.