Após o tratamento medicamentoso para a toxoplasmose, meu esposa fica livre ou ele irá desenvolver no

5 respostas
Após o tratamento medicamentoso para a toxoplasmose, meu esposa fica livre ou ele irá desenvolver novamente sintomas ao longo da vida?
Dra. Suzana Mayume Massuda Araujo
Generalista
Recanto Das Emas
A toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário, que em pessoas saudáveis na maioria das vezes é assintomática. Seu rastreio é super importante em mulheres grávidas, para evitar complicações ao feto caso a gestante esteja infectada. Uma vez que ela tenha tido a doença e já tenha se curado, terá apenas marcadores de cicatriz em exames de sangue.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Yasmine Vacite
Médico clínico geral
Porto Alegre
Acrescentando um dado importante à resposta da colega Suzana, ela torna-se imune a doença após a infecção.
Depende se o tratamento foi durante a fase aguda (< 2 semanas de sintomas) o tratamento tem grande chance de ter erradicado o toxoplasma. Porém se o tratamento foi tardio, há a chance de que o toxoplasma tenha se alojado no corpo e está dormente. A toxoplasmose tardia ocorre em pessoas imunossuprimidas (afetando os olhos e sistema nervoso principalmente) e pode causar problemas na gestação. Espero que sua esposa tenha sido tratada no momento correto e nada demais aconteça no futuro.
Dr. Abner Augusto Leandro de Lima
Médico clínico geral, Especialista em clínica médica
Medianeira
Olá! Após o tratamento medicamentoso correto, a toxoplasmose costuma entrar em fase latente, ou seja, o organismo controla o parasita e não apresenta mais sintomas na maioria das pessoas saudáveis.

Para pessoas com o sistema imunológico normal, é muito raro que a toxoplasmose volte a causar sintomas ao longo da vida. O organismo mantém o parasita “adormecido” e sob controle.

No entanto, em situações de imunossupressão (como HIV, quimioterapia, uso de corticoides por tempo prolongado ou transplantes), o parasita pode se reativar, e nesse caso, há risco de recidiva dos sintomas principalmente neurológicos ou oculares.

Por isso, é importante manter uma boa imunidade, acompanhar os exames conforme orientação médica e, se surgir algum sintoma novo (visão embaçada, dor de cabeça persistente, febre sem causa, etc.), comunicar o médico.

Se o tratamento foi feito corretamente e ele está saudável, a chance de recorrência é muito baixa. Estou à disposição para acompanhar, interpretar exames ou orientar o acompanhamento ideal caso precise!








O tratamento da toxoplasmose age na forma ativa do parasita em seu corpo, durante a fase aguda. Entretanto, os cistos inativos permanecem "dormindo", de forma crônica, podendo reativar principalmente se houver alguma queda da imunidade importante (mas também é possível em pessoas cuja imunidade está boa). Assim a toxoplasmose não possui cura, mas possui tratamento e controle

Especialistas

Fernando Lopes Goncales Junior

Fernando Lopes Goncales Junior

Infectologista

Campinas

Valéria Ribeiro Gomes

Valéria Ribeiro Gomes

Médico clínico geral, Infectologista

Rio de Janeiro

Raphael Hartmann

Raphael Hartmann

Infectologista

Umuarama

Fabio De Rose Ghilardi

Fabio De Rose Ghilardi

Infectologista

São Paulo

Alexandre Blikstad Mauro

Alexandre Blikstad Mauro

Infectologista

Jundiaí

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 491 perguntas sobre Toxoplasmose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.