Após tratamento do hiv é possível infectar alguém?

3 respostas
Após tratamento do hiv é possível infectar alguém?
Primeiramente, tratar o HIV não significa que a carga viral (CV) esta não detectável (ND). Logo, todo o raciocínio do risco de transmissão é relacionado à CV e não ao tratamento em si.
Controladores de elite, por exemplo, possuem CV ND mesmo sem tratamento, enquanto uma pessoa pode estar tomando os remédios e ter vírus circulando no sangue, seja por estar no inicio do tratamento ou por falha terapêutica.
Vale dizer também , que " CV ND" não significa que não há vírus circulando. Significa apenas que a quantidade de vírus circulando é menor que o que teste consegue identificar.
Sabe-se que quanto maior a CV maior o risco de transmissão.
Com esse raciocínio, muitos trabalhos foram e tem sido feitos para se determinar quais os riscos de uma pessoa com CV ND transmitir o vírus em uma relação sexual sem preservativo.
Nenhum trabalho conseguiu até agora provar que isso é possível. Ao ponto de muitos profissionais já afirmarem que Carga viral não detectável é igual a não transmissível.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Os últimos trabalhos publicados constataram que pessoas com carga viral indetectável não transmitem o HIV. Porém para se manter sempre indetectável essa pessoa tem que tomar a medicação corretamente, sem falhas...
Mesmo tratando e não tendo vírus no sangue existe uma pequena possibilidade de transmissão. Isto deve-se a possibilidade de ocorrência de um fenômeno chamado " flare " em que o vírus por algumas horas reaparece no sangue e portanto também nos outros fluídos corporais. Isto é raro. Na prática se o portador do HIV for aderente ao seu tratamento e mantiver a carga viral zerada os estudos mostram que ele tem uma possibilidade muito próxima de zero de transmitir o vírus.

Especialistas

Marilia Bordignon

Marilia Bordignon

Infectologista

São Paulo

Ana Paula Jafet Ourives Vanderlinde

Ana Paula Jafet Ourives Vanderlinde

Infectologista

São Paulo

Natália Fernanda de Vasconcellos Bacellar

Natália Fernanda de Vasconcellos Bacellar

Infectologista

Caraguatatuba

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Médico clínico geral

Goiânia

Luiz Carlos De Paula

Luiz Carlos De Paula

Médico clínico geral

Mandaguari

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 5894 perguntas sobre HIV e AIDS
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.